Bispo Robson Rodovalho e Ibaneis Rocha. Foto: Montagem Agenda Capital

Por Helena Mader / Eixo capital

Aliado na igreja

O candidato do MDB ao governo, Ibaneis Rocha, participou de dois cultos na Igreja Sara Nossa Terra no fim de semana, em Taguatinga e no Setor Sudoeste. Com o aceno, obteve a oficialização do apoio do líder da igreja, o pastor Robson Rodovalho, à sua candidatura.

Nesta segunda-feira(01), servidores da saúde manifestaram apoio a Ibaneis Rocha em um evento com mais de 500 pessoas no Clube da Saúde do DF.

DF entre os recordistas de fichas sujas

O Distrito Federal é a terceira unidade da Federação com mais candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa em todo o Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital federal, nove candidatos inelegíveis tentaram driblar a Lei Eleitoral e pediram o registro para concorrer, mas foram considerados inaptos. Em São Paulo, 18 candidatos fichas sujas pediram registro e acabaram impedidos de entrar na disputa pela Justiça Eleitoral. No Rio de Janeiro, foram 11. O total de candidaturas barradas no Brasil pela Lei da Ficha Limpa foi de 101 — dos quais 9% são do DF.

Brunelli está entre os impedidos

Os cinco fichas sujas que ainda podem recorrer são Brunelli (MDB), condenado na Pandora e mais conhecido por protagonizar a oração da propina, Professor Adimário Teodoro (PRB), Edilson Alves dos Santos (PR), Doutor Jair Amaral (MDB), e Sérgio de Souza Pimentel (PSL). Entre os candidatos sem direito a recurso estão Gurgel (PMN), Tales Recanto (PTC), Lugon (PRTB) e Sargento Jaidê (PSC).

Em Brasília, 14% dos candidatos foram barrados

Dos 1.258 candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral no Distrito Federal, 177 tiveram a candidatura cassada ou indeferida. Isso representa 14% do total. O motivo mais comum é a falta de cumprimento dos requisitos para o registro, com 93 ocorrências. Em 14 casos, houve o indeferimento do partido ou da coligação. O percentual de candidatos barrados no DF é mais do que três vezes superior à média nacional. Em todo o Brasil, 4% dos 29,1 mil políticos que tentaram concorrer foram impedidos pela Justiça Eleitoral.

Apoio de mãe

A matriarca da família Rollemberg, dona Teresa, tem aparecido na propaganda eleitoral do filho na TV e em vídeos distribuídos pela equipe de campanha pelas redes sociais. Em uma das peças, ela fala sobre um dos slogans do governador, que é o da “casa arrumada”. “Acho que Rodrigo fez muita coisa, apesar de toda a dificuldade financeira. Tudo tem por fazer, se em casa a gente nunca diz está encerrado, não tenho mais o que fazer, imagina em uma cidade como Brasília”, diz dona Teresa na propaganda do filho.

Siga o dinheiro

R$ 16.812.867,77

Valor de licitação da Secretaria da Criança para a compra de refeições para adolescentes internados em unidades

Fartura

O candidato do DEM ao governo, Alberto Fraga, minimizou ontem a decisão de integrantes do PSDB de declarar apoio a Ibaneis Rocha (DEM). Oficialmente, os tucanos estão com Fraga, mas alguns têm buscado diálogo com o emedebista. “Meu compromisso é com Izalci Lucas, que é presidente do partido e candidato ao Senado conosco. Essas pessoas não representam o PSDB e nunca estiveram do nosso lado de fato”, afirmou. “Do lado de lá, a fartura deve ser maior e a vida deve estar mais fácil”, completou.

Gastos com pessoal no limite de alerta

Pelo quarto quadrimestre seguido, o Distrito Federal teve gastos com pessoal abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O último relatório de gestão fiscal foi publicado na sexta-feira. A folha do funcionalismo representou 45,01% da receita corrente líquida no período, abaixo do patamar que impede contratações, que é de 46,55%, mas ainda dentro do limite de alerta — acima de 44,10%. Houve uma pequena redução com relação ao quadrimestre anterior, quando o índice estava em 45,45%. Mas os dados mostram as dificuldades que serão enfrentadas pelo próximo ocupante do Palácio do Buriti.

Desacelerados

Até quinta-feira, os candidatos ao governo vão reduzir drasticamente o ritmo das campanhas para se dedicarem à preparação para os debates. Hoje à noite, eles se enfrentam na Rede Globo e, amanhã, às 17h, os políticos na corrida pelo Buriti ficarão frente à frente no último debate antes do primeiro turno, em evento realizado pelo Correio Braziliense.

Da Redação com informações do Correio / Coluna Eixo Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here