Governador Ibaneis Rocha Foto: Renato Alves / Ag. Brasília

Chefe do Executivo disse que está monitorando a evolução da epidemia local e a atuação do sistema de saúde para avaliar extensão das medidas

Por Caio Barbieri*

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou nesta segunda-feira (30/03), que deve ampliar por mais 15 dias as medidas preventivas para combater o novo coronavírus no Distrito Federal. O chefe do Executivo local afirmou que está monitorando a evolução da epidemia local e a atuação do sistema de saúde para poder determinar a extensão do prazo, que vencerá no próximo dia 5 de abril.

“Vamos precisar avaliar a evolução em Brasília, no Brasil e no mundo, e como o nosso sistema de saúde vai responder. Isso demanda pelo menos mais uns 15 dias”, assinalou o emedebista.

O Governo do Distrito Federal (GDF) já havia ampliado o período em que escolas e estabelecimentos comerciais deverão permanecer fechados. O novo prazo da quarentena, imposta diante da expansão dos casos de coronavírus na capital do país, seria até o dia 5 de abril.

Nessa mesma deliberação, o texto também determina que estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive shoppings, bares, restaurantes, lojas de conveniência, salões de beleza e centros estéticos, permaneçam com as portas fechadas no período. Bem como proíbe cultos e missas, independentemente de credo ou religião. As lotéricas e as lojas de conveniências de postos podem voltar a funcionar.

Até a manhã desta segunda-feira (30/03), o DF tinha registrado 301 casos confirmados de pessoas com a Covid-19 no Distrito Federal. De domingo (29/03) para esta segunda-feira (30/03) são dois novos registros, segundo o GDF. Do total, 195 pacientes estão com infecções leves; 18 graves; e 13 se encontram em situação crítica. E 72 pacientes estão sob investigação da Secretaria de Saúde.

*Com informações do Metrópoles

3 COMENTÁRIOS

  1. NÃO tem o por que de ampliar essa quarentena. Estamos ficando atrasados por conta de uma gripizinha. Queremos voltar a estudar. Revise essa ampliação e veja se tem necessidade de fazer isso. Por quanto tempo vai ficar nessa frescura?.

    • Lucas.. frescura? pergunte aos que enterraram seus mortos sem ao menos poder fazer um velório se isso foi frescura. Deixa de ser “gripezinha” quando o mal atinge nossa família ou alguém querido nosso. Fica embarcando aí na onda do “Atleta contra o mundo”. Só pra constar, antes que venha dizer que sou “encostado”, Votei no presidente Covid Tour17, mas não digo amém pra tudo o que ele diz, minha lojinha está fechada, tá difícil? está… mas sei que vamos passar por isso. Tenho entes queridos e quero ver minha filha crescer tendo os avós dela por perto o máximo possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here