Ibaneis Rocha, governador do DF. Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB), em uma virada histórica nas eleições no DF, é eleito governador do Distrito Federal. O ex- presidente da OAB-DF concorreu no segundo turno com o atual Chefe do Executivo, Rodrigo Rollemberg (PSB), que não se reelegeu. A vitória foi alcançada por volta das 17h40, quando, com 80,99% dos votos apurados, Ibaneis chegou a 70,45% dos votos válidos.

De acordo com informações do TSE, com 100% das urnas apuradas, o resultado final das eleições no DF, ficou assim:

Ibaneis Rocha (MDB) – 69, 79% (1.042.574 votos)

Rodrigo Rollemberg (PSB) – 30,21 % (451.329 votos).

O candidato, que nasceu e fez carreira em Brasília, passou parte da infância e da adolescência em Corrente (PI). Ele se formou em direito pelo UniCeub, se pós-graduou em processo do trabalho e processo civil, e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Após 25 anos atuando como advogado, Ibaneis se candidatou ao cargo de Governador do DF. Oficializou sua candidatura no dia 5 de agosto de 2018, tendo como seu vice o empresário Paco Britto, em uma chapa composta inicialmente pelo MDB, AVANTE, PP, PSL, PPL. No segundo turno das eleições, Ibaneis conseguiu o apoio do terceiro colocado na disputa ao Palácio do Buriti Rogério Rosso (PSD) e do senador eleito Izalci Lucas (PSDB).

Entrevista Coletiva

Em seu primeiro pronunciamento como governador eleito do DF, no Centro de Convenções de Brasília, Ibaneis afirmou que a partir desta segunda-feira (29), tem agenda marcada com o presidente da república Michel Temer (MDB), e com a bancada do MDB no Congresso Nacional, para conseguir recursos para o Distrito Federal. O governador eleito disse ainda, que apesar de neófito na política, já atua há 25 anos como advogado e militante da OAB. Ibaneis declarou que uma das suas prioridades já na transição, será a área da saúde, que passou a conhecer melhor durante a campanha. O governador eleito afirmou que sabe o desafio que lhe aguarda nos próximos quatro anos.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here