Hospital de Base do DF. Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

O Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) criado através da Lei nº 5.899/17, começou de fato e direito suas atividades no dia 12/01/2018. Foi concebido para ter gestão autônoma e se relacionar com a Secretaria de Saúde (SES-DF), através do contrato de gestão, em que se define o orçamento que a SES deve repassar mensalmente para o IHBDF, assim como as atividades e metas a serem pactuadas.

Passados mais de dois meses do seu funcionamento, o IHBDF passa por um momento delicado em relação a competência de gestão. De um lado, a Secretaria de Saúde do DF que não reconhece a diretoria do Instituto com autonomia total na gestão. De outro lado, os dirigentes do IHBDF consideram que o Instituto tem autonomia na gestão, e a ingerência da SES, só atrapalha.

O clima não está nada amistoso entre o diretor-presidente do Instituto, Dr. Ismael Alexandrino, e o secretário de Saúde do DF, Dr. Humberto Fonseca. No sábado (17) por ocasião do mutirão de Oncologia no IHBDF, pessoas presentes observaram o distanciamento entre os dois gestores, o que comprova que as coisas não andam nada bem.

De acordo com informações que o Agenda Capital teve acesso, na semana passada, o secretário de saúde Humberto Fonseca, convocou individualmente para reunião em seu gabinete na ADMC, todos os diretores do IHBDF, com exceção do diretor-presidente, sob o argumento de que queria conhecer pessoalmente a diretoria.

Segundo fontes ouvidas pelo Agenda Capital que preferiu não se identificar, o secretário de saúde estaria esperando baixar a poeira para “provocar” a saída do diretor-presidente e assumir de forma interina, o IHBDF e o Conselho de Administração.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), já está ciente da crise institucional que envolve os dois gestores, e que segundo informações, a saída neste momento do atual diretor-presidente do Instituto, comprometeria todo o êxito do projeto.

Nota Oficial da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde informa que o Instituto Hospital de Base (IHBDF) é um Serviço Social Autônomo que, pelo seu estatuto, exercerá suas atividades e cumprirá seus objetivos em vinculação por cooperação com a pasta. O IHBDF possui administração autônoma que, ainda segundo o estatuto, observará regulamentos próprios que dispõem sobre regimento interno, seleção para admissão de pessoal, compras e contratações, bem como, os manuais de organização e de gestão de pessoas. 

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here