Chuva em Brasília. Foto: Gabriel Jabur

Precipitações podem ocorrer a partir desta segunda-feira (30), à tarde e à noite; chances variam de 10% a 20%, segundo Inmet. Frente fria quem vem da região Sudeste arrasta umidade para capital federal.

Por Redação

Após 75 dias de estiagem, o Distrito Federal pode registrar chuvas a partir desta segunda-feira (30). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma “pequena probabilidade” de ocorrerem precipitações. As chances variam de 10% a 20%.

O meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo explica que, caso ocorram, as chuvas estão previstas para o fim do dia. A última vez que estações meteorológicas tiveram registro de precipitação foi no dia 15 de junho.

“A previsão é de predomínio de sol na parte da manhã. Entre à tarde e à noite, a nebulosidade deve aumentar”, disse o meteorologista.

O especialista explica ainda que o fenômeno ocorre devido a uma frente fria que passa pela região Sudeste do Brasil e que canalizou um pouco de umidade para o Centro-Oeste. “Esse corredor praticamente já está indo embora, por isso, a previsão de chuva é apenas para hoje”, afirma Mamedes.

Por outro lado, o Climatempo não prevê chuvas para esta segunda-feira, mas, para terça (31) e quarta-feira (1º). De acordo com a empresa de meteorologia, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

Os meteorologistas reforçam que o volume esperado “é baixo” e, caso ocorra, a chuva não será vista em todo o Distrito Federal.

“São pancadas rápidas e localizadas, mas ainda assim, há melhoria nos índices de umidade relativa do ar em todo DF”, diz nota divulgada pelo Climatempo.

Enquanto isso, a seca continua. A umidade relativa do ar pode atingir os 25% nas horas mais quentes do dia. A máxima prevista para esta segunda-feira é de de 85%. Durante a madrugada, os termômetros registraram 13°C, e a máxima pode chegar aos 30°C ao longo do dia.

75 dias sem chuva

Apesar da seca, chuvas em agosto não são fenômenos raros, conforme explica o meteorologista do Inmet. Para este mês, a previsão era de que chovesse 24,1 milímetros.

“Têm anos que há registros e, às vezes, não cai nenhuma gota”, informou Mamedes.

Na última chuva que ocorreu no Distrito Federal, em 15 de junho, as estações do Inmet registraram 27,4 milímetros. Já, em setembro, a média prevista para todo o mês é maior, de 39 milímetros.

Abastecimento

Mesmo sem chuva, o nível dos reservatórios permanece acima de 75%, de acordo com dados da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Veja abaixo o nível das principais bacias que abastecem a capital:

  • Descoberto: 75,4% do volume útil
  • Santa Maria: 90,4% do volume útil

No início de 2017, o Distrito Federal precisou passar pelo racionamento de água, devido ao baixo nível dos reservatórios. A medida vigorou até junho de 2018. Durante o período, a bacia do Descoberto chegou a 5,3% da capacidade, e a de Santa Maria atingiu os 21,6%.

Com G1/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here