Pontes e viadutos correm risco de desabamento no DF, segundo relatório do TCDF. Foto: reprodução

Inspeção do TCDF revela que pontes e viadutos vistoriados em 2011 continuam com defeitos graves

Por Redação

Quase um ano após a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, construções semelhantes continuam oferecendo riscos à população e necessitam de reparos urgentes. A constatação foi feita pelos auditores do Tribunal de Contas do Distrito Federal que foram a campo novamente para avaliar o atual estado de conservação desses bens públicos.

Na auditoria realizada pela Corte em 2011, três pontes e oito viadutos foram apontados como em situação grave. Em 2018, o corpo técnico do Tribunal constatou que apenas três deles passaram por manutenção recente. Na inspeção realizada pelo Núcleo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCDF, estão as Pontes do Bragueto, Costa e Silva, das Garças; e os viadutos da N2, da DF 002 e dos Eixos W e L. Em quase todos locais visitados, permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Os principais problemas identificados na fiscalização do TCDF foram oxidação da estrutura; armadura exposta; buracos; fissuras; trincas e desgastes. Também foi apontada a desagregação de concreto nos pilares, nas vigas, nas lajes e nas fundações. Durante a visita, os auditores verificaram ainda marcas de infiltração; deformação da infraestrutura; ondulações e desníveis no pavimento; abertura nas juntas de dilatação; descolamento de placas e ausência de fixação dos guarda-corpos. Nas calçadas, foi identificada ausência das tampas de bueiros e equipamentos mal instalados.

“O TCDF tem realizado inspeções periódicas para atualizar e detalhar o estado das pontes e viadutos do Distrito Federal. O objetivo principal dessa fiscalização é munir os gestores de informações que possam subsidiar uma política efetiva e constante de manutenção corretiva e também preventiva”, ressalta a presidente da Corte, Conselheira Anilcéia Machado. Para ela, uma omissão na conservação desses bens públicos pode acarretar prejuízos enormes. “Portanto, investir em obras de recuperação é uma forma de garantir não só a economia de recursos públicos, mas a segurança dos cidadãos”, completou.

O Tribunal de Contas do DF abriu procedimento específico para monitorar a implementação, pelo Governo do Distrito Federal, das medidas necessárias para sanar os problemas identificados na referida inspeção.

O GDF apresentou à Corte um plano de conservação e manutenção a ser adotado pelo DER/DF e pela Novacap. A documentação encaminhada pelo GDF está em análise pelo corpo técnico da Corte, que avalia a adequação técnica desse plano.

Situação de Pontes e Viadutos

Ponte do Bragueto 

Em 2011- Necessitava de reparos/manutenção urgente.
Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Ponte Costa e Silva 

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção
Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Ponte das Garças

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção

Em 2018- Foram encontrados sinais de manutenção em uma das pistas de rolamento e havia uma equipe no local realizando a manutenção na estrutura de metal do guarda-corpo. No entanto, o local ainda apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Viaduto do Eixo W sobre a N2 

Em 2011- Necessitava de reparos/manutenção urgente 

Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Viaduto do Eixo L na altura da 215/216 Norte 

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção 

Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Viaduto do Eixo W na altura da 115/116 Norte

Em 2011- Necessitava de reparos/manutenção

Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Viaduto DF 002 – Galeria do Estados

Em 2011- Necessitava de reparos/manutenção urgente

Em 2018 – O viaduto está apenas cimbrado devido ao desabamento. O Decreto n.º 38.841/2018 constituiu grupo de trabalho para analisar e propor soluções para a reconstrução devido ao desabamento desse viaduto. Conclusão: Não se aplica.

Viaduto DF 002 sobre a via S2 

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção urgente
Em 2018 – Apresentava sinais de manutenção recente. Conclusão: O local não apresentava defeitos relevantes.

Viaduto sobre DF 002 na saída Buraco do Tatu

Em 2011 –  Necessitava de reparos/manutenção

Em 2018 – Apresentava sinais de manutenção recente. Conclusão: O local não apresentava defeitos relevantes.

Viaduto do Eixo L na altura da 203/204 Sul

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção urgente

Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Viaduto do Eixo L  na altura da 215/216 Sul

Em 2011 – Necessitava de reparos/manutenção urgente

Em 2018 – Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas.

Da Redação com informações do TCDF

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

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