Foto: Reprodução WhatsApp.

Por Francisco Dutra / JBr

O presidente regional do PSDB, deputado federal Izalci Lucas, é o nome oficial da Aliança Alternativa para disputar o Governo de Brasília. O grupo lançou o voo do tucano na tarde desta sexta-feira (18), na sede do partido, no edifício Conic. Em relação à pré-candidatura para vice-governador ainda não há um nome. O grupo pondera para o posto o presidente regional do PRB, Wanderley Tavares.

Segundo o senador Cristovam Buarque  (PPS), um dos principais articuladores do grupo, a frente quer apresentar uma proposta de coesão e rumo para Brasília. Nos últimos dias, a Aliança mostrou sinais de instabilidade principalmente pela indefinição da cabeça de chapa. Para ele, a fase turbulenta foi superada.

“Chegamos a um nome, que pode ser o grande condutor desse processo até outubro, que é o companheiro Izalci”, afirma Cristovam. “A partir de agora, o trabalho deixou de ser dentro de sala, de restaurantes. Agora é na rua”, convoca. Na sequência, Izalci lançou o nome de Cristovam para uma das pré-candidaturas ao Senado.

Dissidência não preocupa

O presidente regional do PSD, deputado federal, Rogério Rosso (PSD), enalteceu o papel da Frente Cristã, criada pelo PRB, na construção da Aliança. Agora o grupo avalia duas vagas majoritárias, o posto de vice e a segunda cadeira do Senado.

Mesmo com a saída do presidente regional do PTB, o também pré-candidato ao governo Alírio Neto, justamente pelo movimento de aproximação do grupo com Frejat, a aliança continua a ser uma das composições com grande potencial para a corrida pelas urnas. Nas condições atuais, juntos os partidos somam o maior tempo de televisão no horário político e a maior fatia do Fundo Partidário.

Como trunfo do grupo, Cristovam é próximo do senador Reguffe, atualmente sem partido. O parlamentar é um dos nomes mais bem avaliados pelos eleitores e poderá ser um importante aliado. Contudo, até agora Reguffe não oficializou apoio a nenhuma chapa majoritária no DF.

Por que a gente é assim?

No xadrez eleitoral, a Aliança ainda pensa atrair Jofran Frejat (PR). As conversas começaram justamente com uma ligação de Frejat para Buarque nesta semana. Inicialmente, Frejat foca em disputar o comando do GDF. No entanto, Buarque busca convencer o republicano para ingressar no grupo cogitando um posto para o Senado.

Nas últimas semanas, Rosso foi apresentado pela aliança como uma alternativa para o Senado. Contudo, antes mesmo do movimento de aproximação de Frejat, Rosso deixou claro que poderia abrir mão da pré-candidatura ao posto de senador, em nome da coesão do grupo. Ou seja, as portas estão abertas para Frejat.

Da Redação com informações do JBr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here