Em Brasília consumidores fazem fila desde a madrugada para abastecer veículos sem impostos. Foto: Reprodução

Por Redação

Durante todo o dia de hoje (30), quem passar por lojas, postos e outros empreendimentos pode se deparar com grandes promoções. Os descontos fazem parte de uma iniciativa que foi batizada de Dia Livre de Imposto, quando empresas e associações de comerciantes colocam à venda produtos retirando a parte relativa a tributos cobrados por entes públicos federais, estaduais e municipais.

A mobilização visa a chamar a atenção de cidadãos, do setor econômico e de autoridades para problemas do sistema tributário brasileiro, como o grau de incidência de impostos, a complexidade das taxas cobradas e a falta de transparência nessas modalidades de arrecadação.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), está confirmada a participação de mais de 2 mil estabelecimentos em mais de 300 cidades, em 16 estados do país.

Em Brasília, a adesão envolveu postos de gasolina, cinco shoppings, redes de farmácia, restaurantes, firmas de produtos para animais e comercializadoras de brinquedos. A CDL DF disponibilizou uma tabela com os estabelecimentos e produtos em desconto . Dezenas de motoristas madrugaram para abastecer o veículo com gasolina a R$ 2,93. Às 6h30 desta quinta-feira (30/05/2019), dois postos da rede Jarjour —Asa Norte (206 Norte) e Asa Sul (210 Sul) — começaram a vender o combustível com o preço reduzido. Vale lembrar que a promoção só vale para quem pagar em dinheiro. A ação faz parte da 11º edição do Dia Livre de Impostos.

Desconhecimento

Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 74% dos consumidores entrevistados não procuram saber o quanto pagam de imposto. Apenas 26% vão atrás da informação, em práticas como a conferência da nota fiscal. Desde 2013, é obrigatório discriminar nas notas fiscais a parcela aproximada referente aos tributos de um determinado bem ou serviço.

Além disso, a pesquisa da CNDL ouviu micro e pequenos empresários sobre o nível de conhecimento dos encargos tributários em suas atividades. Dos entrevistados, metade não sabia dizer quanto do faturamento ia para o pagamento de impostos, 31% relataram ter uma noção aproximada e 14% afirmaram conhecer esse percentual.

Entre essa amostra de empreendedores, 65% defenderam uma reforma tributária no país. A avaliação de 90% foi de que o sistema tributário é injusto. Entre os consumidores ouvidos, 95% avaliaram a taxação de atividades comerciais no Brasil como pouco transparente.

Outros produtos

Além da gasolina, brasilienses poderão comprar roupas, calçados, joias e alimentos com preço reduzido nesta quinta-feira (30/05/2019). Isso porque diversos shoppings e restaurantes da cidade participarão do ato. Durante a ação, mercadorias serão vendidas sem o valor dos tributos.

Os shoppings Brasília, Terraço, JK, Taguatinga e Conjunto Nacional participarão da iniciativa. Mais de 200 lojas desses estabelecimentos venderão produtos com até 70% de desconto. A lista também conta com empresascomo arede de farmácias Drogafuji, os pet shops Cia. da Terra, as lojas Morana, Bibi, Pucket e Biscoitos Mineiros.

O Dia Livre de Impostos é iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O projeto busca chamar atenção da sociedade para as altas cargas tributárias no Brasil. Por isso, comerciantes de diversas partes do país vendem mercadorias sem o valor dos impostos.

Da Redação com informações do Metrópoles e EBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here