Mais de 58,9%  da população do DF não sabe em quem votar, revela pesquisa

Frejat e Rollemberg

Por Lilian Tahan

Uma pesquisa de opinião encomendada por grupo de políticos interessados em testar seus nomes para 2018 revelou que, a um ano das eleições, mais da metade do eleitorado (58,9%) não sabe em quem vai votar para governador. A indecisão somada aos votos nulos e brancos eleva esse índice para incríveis 91,4% dos entrevistados. O levantamento foi realizado pelo Instituto Dataplan, entre os dias 25 e 28 de agosto, e ouviu 1.125 pessoas.

Do universo de entrevistados que respondeu assertiva e espontaneamente em qual candidato votaria para o governo do DF nas próximas eleições, o nome do senador José Antônio Reguffe (sem partido) foi o mais citado, sendo o preferido para 1,6% da população, de acordo com a pesquisa.

Jofran Frejat, aparece como líder das pesquisas, considerando que Reguffe não irá disputar as eleições

Em seguida, aparece Jofran Frejat (PR), com 1,1% das intenções de voto, e, em terceiro lugar, surge Joaquim Roriz (1%). O ex-governador Joaquim Roriz passou nos últimos dias passou por duas cirurgias muito delicadas para a amputação de dois dedos do pé esquerdo e da perna direita na altura do joelho. Apesar dos 81 anos de idade e da saúde prejudicada, Roriz tem um dos mais cobiçados recalls eleitorais da história política do DF.

O atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), aparece em quarto lugar nas pesquisas, segundo o Dataplan.

De acordo com o instituto Dataplan, O atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), aparece em quarto lugar na pesquisa como predileto ao comando do Buriti, com 0,8% do universo amostral da pesquisa. Ele está imediatamente acima do deputado federal Alberto Fraga (0,7%), do Democratas, e de José Roberto Arruda (0,5%), filiado ao PR. Confira os resultados da pesquisa ao fim desta matéria. Rollemberg carrega sobre si, um alto de índice de rejeição, principalmente pelas medidas impopulares que teve que tomar para colocar as contas do governo em dias.

Estimulada

Quando a pesquisa foi estimulada, com o nome do candidato ao governo sugerido para o entrevistado, o percentual de pessoas que votariam em Reguffe aumentou em quase cinco vezes, alcançando 7,6% das intenções de voto, segundo o Instituto Dataplan.

Embora esse resultado repita o posicionamento de Reguffe no primeiro lugar do ranking de intenções de voto para a chefia do GDF, em outras pesquisas recentes esse mesmo percentual chegou a patamares maiores, tendo o senador do DF alcançado, em alguns casos, mais de 20% das intenções de voto.

Ainda quanto à pesquisa estimulada, Jofran Frejat, que disputou as eleições em 2014 e chegou ao segundo turno com Rollemberg, aparece novamente em segundo lugar no ranking para o comando do Buriti, com 6,7% da preferência entre os entrevistados.

Como Reguffe tem, reiteradamente, afirmado que não será candidato nas eleições de 2018 (porque vai cumprir o compromisso de terminar o mandato de senador), as perspectivas de Frejat aumentam. Quem aparece logo abaixo dele na estimulada para governador do DF é o senador Cristovam Buarque (PPS), que também não deve se candidatar ao GDF nas eleições que vêm. Cristovam pode disputar a reeleição, mas hoje busca alternativas para, eventualmente, se lançar mais uma vez à presidência da República.

Mesmo quando a aferição sobre as intenções de voto é estimulada, a maioria das pessoas não sabe quem escolher ou disse que vai optar pelo branco ou nulo. Os dois cenários somam 60,2% dos votos. Um total de 3,9% dos entrevistados, segundo o Dataplan, quer a reeleição de Rollemberg para a chefia do GDF, garantindo ao governador um quarto lugar na pesquisa. Veja dados completos ao fim desta reportagem.

Rejeição

De acordo com o levantamento encomendado pelos políticos, Rollemberg assume a liderança do ranking quando o tema é rejeição. Um conjunto de 37,4% dos eleitores impactados pela pesquisa afirmou que não votaria nele em 2018. O segundo nome mais rejeitado na versão estimulada da pesquisa é o de Cristovam Buarque (4,2%), só que com um índice muito menor que o do atual governador.

Depois, seguem a petista Érika Kokay (3,7%), Alberto Fraga (3,6%), Jofran Frejat (2,8%). Reguffe (1,1%), Chico Leite (1%), da Rede, Rogério Rosso (1%), PSD, Alírio Neto (0,7%), hoje no PTB, e o pedetista Joe Valle (0,4%) apresentam as menores rejeições para o Buriti. Confira os resultados da pesquisa ao fim desta matéria.

Senado

Na pesquisa estimulada ao Senado, os cinco políticos mais bem colocados são Cristovam Buarque (6,8%), Jofran Frejat (5,7%), Eliana Pedrosa (5,3%), Erika Kokay (3,9%) e Chico Leite (3,5%). Confira os resultados da pesquisa ao fim desta matéria.

Câmara dos Deputados

Já para deputado federal, também com nomes sugeridos pelo pesquisador, Bispo Rodovalho (2%), Fraga (1,5%), Érika Kokay (1,4%), Eliana Pedrosa (1,3%), Jofran Frejat (1,2%), Chico Vigilante (1,2%), a tucana Maria de Lourdes Abadia (1,1%) e Chico Leite (1,1%) estão entre os oito preferidos, segundo a Dataplan. Confira os resultados da pesquisa ao fim desta matéria.

Câmara Legislativa

Se as eleições fossem hoje, provavelmente Chico Vigilante seria o deputado distrital mais bem votado de acordo com a pesquisa Dataplan, reunindo 1,8% das intenções de voto. Em segundo lugar no ranking para a Câmara Legislativa, aparece o nome da ex-vice-governadora Abadia, que está sem mandato. Em seguida, Chico Leite, Agaciel Maia (PR) e Eliana Pedrosa dividem a terceira colocação com índice de 1,3%.

Outros quatro políticos – Joe Valle (PDT), Arlete Sampaio (PT), Robério Negreiros (PSDB) e Rodrigo Delmasso (Podemos) – performam com 1,2% das intenções de voto. Encostados neles estão Liliane Roriz (PTB) e Júlio César (1,1%) do PRB. Wasny de Roure (PT), Celina Leão (PPS) e Wellington Luiz (PMDB) pontuaram com 1% na pesquisa e, provavelmente, estariam eleitos para deputado distrital de acordo com o levantamento.

Confira os resultados da pesquisa espontânea para governador no DF:

Da Redação do Agenda Capital com informações do Metrópoles

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here