Foto: Arquivo MS

O cadastro auxilia gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento à COVID-19

Por Redação*

Nesta sexta-feira (7/08), a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” ultrapassou a marca histórica de mais de um milhão de cadastrados no maior banco auto declaratório de dados de recursos humanos do mundo. Destes, mais de 337 mil já foram capacitados no curso Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19). Instituída através da Portaria nº 639, do último dia 31 de março, a iniciativa auxilia gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento ao coronavírus, considerando a emergência em saúde pública decorrente da pandemia, a partir das necessidades locais e da capacidade de trabalho dos profissionais.

O cadastro oferece informações atualizadas acerca do quantitativo de recursos humanos das 14 áreas da saúde – registrados nos correspondentes Conselhos Profissionais – para fins de consulta dos entes federados e também contempla capacitação nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19, importante para o atendimento seguro da população e maior autoproteção dos profissionais de saúde.

Acesse aqui o cadastro.

Até o momento, o cadastro foi requerido, e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para gestores do Amapá, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Nos estados com maior necessidade de profissionais, após deliberação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV), o Governo Federal contratou e enviou profissionais, em caráter temporário, para o enfretamento da pandemia. Até o momento, mais de 468profissionais da Ação Estratégica estão ou já reforçaram as equipes de saúde no estado do Amazonas, Amapá e Roraima.

O sucesso da Ação “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” comprova a credibilidade do Ministério da Saúde junto aos profissionais da área e soma-se a uma série de ações da pasta no combate à pandemia, como direcionamento de recursos e insumos para as secretarias de saúde estaduais, entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de ventiladores pulmonares, bem como habilitação de leitos de UTI exclusivos para o combate à Covid-19.

*Com informações do NUCOM/SGTES/MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here