21ª Marcha dos prefeitos em defesa dos municípios. Foto: Reprodução

Seis secretarias enviaram especialistas para atendimento aos prefeitos. 

Por Redação

Desde segunda-feira, 21 de maio, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) abriu suas portas para receber prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversos agentes municipais do país. A semana na capital federal será marcada pela XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Ao todo, mais de sete mil gestores participam do evento neste ano. Uma série de painéis e debates acontece até quinta-feira (24/05). Entre os entre os temas prioritários discutidos pelos prefeitos em Brasília estão à proposta de aumento do fundo de participação dos municípios em 1%, a atualização dos programas federais e o reajuste do piso do magistério e dos precatórios e a situação dos municípios frente a saúde.

21ª Marcha dos prefeitos em defesa dos municípios. Foto: Reprodução

O diretor-executivo da CNM, Gustavo Cezário, explicou que “conforme o estatuto da CNM a gente sempre apresenta as estratégias para o ano que segue”. De forma sintetizada, Cezário fez uma explicação acerca das pautas prioritárias da entidade e lembrou que todos os anos a Confederação busca realizar essa conversa com os prefeitos afim de garantir a transparência.

“A CNM cada vez mais tem se preocupado com a atuação no Congresso Nacional e a prova é o Observatório Politico e a pauta no aplicativo da CNM”, lembrou o diretor ao falar que a entidade acompanha mais de 100 propostas que podem beneficiar ou prejudicar os Municípios e atua pela aprovação ou não dessas pautas.

O presidente Michel Temer participou da cerimônia de abertura e assinou um decreto de flexibilização da rede física do Sistema Único de Saúde – SUS, que permite que os municípios utilizem unidades de pronto atendimento – UPA’s, como unidades básicas de saúde.

Gestores do Ministério da Saúde em atendimento aos prefeitos. Foto: Agenda Capital

Ministério da Saúde

Além de estar presente durante todo o evento com stand, palestrantes e técnicos, o Ministério da Saúde disponibilizou, na esplanada dos Ministérios, edifício sede, representantes das diversas secretarias que compõem o MS (SAS, SVS, SCTIE, SE, SGETS e ASPAR) com a finalidade de sanar dúvidas e apresentar a situação atual da saúde nos municípios.

Da Redação com informações da Assessoria (José Miguel Vidal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here