Ministério da Saúde fecha acordo internacional para melhoria na qualidade da Assistência Farmacêutica no Brasil

Gestores da UNFPA e do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Foto: Agenda Capital

Reunião entre os representantes da Saúde e Fundo de População das Nações Unidas inicia a parceria para garantir maior acesso ao SUS.

Por Raimundo Feitosa e Patrícia Brito

Nesta quinta-feira (01), no Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS), foi realizada uma reunião para tratar do Acordo de Cooperação Técnica Internacional entre o Ministério da Saúde e o Fundo de População das Nações Unidas. Além da área técnica, participaram do encontro o diretor do DAF, Dr. Renato Alves Teixeira Lima, o representante do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, Yves Sassenrath e a assessora da saúde sexual e reprodutiva do UNFPA, Nair de Souza.

A área técnica do DAF foi representada pelos coordenadores Heber Dobis Bernarde – Monitoramento; Antonio Raimundo Leal Barbosa – Assistência Farmacêutica Básica; Emmanuel de Oliveira Carneiro – Componente Especializado; Lorena Brito Evangelista – Componente Estratégico e Cleonice Lisbete Silva Gama – Programa Farmácia Popular, Dra. Marília Cunha – do Núcleo de Projetos de Qualificação da Assistência Farmacêutica, Ricardo Correa de Barros – Assessor da diretoria e  Delmo Menezes – Chefe da Assessoria do gabinete do DAF.

“Este acordo de cooperação internacional vai proporcionar melhorias na qualidade da Assistência Farmacêutica do SUS, através da troca de experiências exitosas internacionais. ” Assegura Renato Teixeira.

DAF

Em pauta, melhorias na Política de Assistência Farmacêutica do Brasil, através da parceria entre o MS e o UNFPA. O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) é hoje um dos pilares da política de saúde no Brasil. Funciona como parcela fundamental na garantia ao acesso integral, equânime e universal aos medicamentos no Sistema Único de Saúde – SUS. O acesso aos medicamentos essenciais é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos cinco indicadores relacionados a avanços na garantia do direito à saúde (OMS, 2011).

 UNFPA

Criado em 1969, o UNFPA é desde 1994, agência líder da ONU para acompanhar e implementar o Programa de Ação aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo naquele ano.

 Acordo de cooperação

A parceria entre o MS e o UNFPA é parte dos investimentos do País para alavancar o desenvolvimento socioeconômico e equitativo local e nacional e para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa busca pela excelência no desempenho para uma assistência farmacêutica integral implica num processo de identificação de boas práticas e experiências exitosas na atualidade, que virá subsidiar o desenvolvimento de novas diretrizes, a serem adotadas como referencial para as Farmácias do SUS.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here