O compartilhamento de notícias falsas pode prejudicar a sua saúde

Qualquer cidadão poderá adicionar o WhatsApp do MS (61) 99289-4640. Ele servirá, exclusivamente, para verificar com os profissionais de saúde, nas áreas técnicas, a veracidade das informações

 Por Delmo Menezes

Um canal no aplicativo WhatsApp vai possibilitar que a população consulte se a notícia sobre saúde é verdadeira ou falsa (Fake News). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a instituição, qualquer cidadão brasileiro poderá adicionar gratuitamente no celular o WhatsApp do órgão — (61) 99289-4640. Ele servirá, exclusivamente, para verificar com os profissionais de saúde, nas áreas técnicas da Pasta, se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras.

Segundo o diretor de Comunicação Social do Ministério Ugo Braga, “as notícias falsas, ou Fake News como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”, explicou o diretor.

O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia do Ministério da Saúde. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura. As notícias estarão disponíveis no Portal do Ministério da Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do órgão nas redes sociais.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here