Técnicos e gestores do Ministério da Saúde participam do Fórum Latino Americano em Lima no Peru.

A iniciativa é parte do projeto “O Encontro” que funciona como sessões de aprendizagem e atualização de informações destinados a servidores públicos nas áreas de aquisição / compras de insumos e medicamentos na área de saúde, sexual e reprodutiva, UNFPA e membros das organizações da sociedade dos países da América Latina.

Por Redação

O evento “Abordando barreiras aos insumos de saúde sexual e reprodutiva na América Latina” acontece em Lima, Peru nos dias 20 a 22 de fevereiro com representantes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

A delegação do Brasil é composta por técnicos do Ministério da Saúde da Secretaria de Ciência e Insumos Estratégicos (SCTIE), especificamente, do Departamento da Assistência Farmacêutica (DAF) e Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS).

A iniciativa propicia espaço para a troca de experiências e a discussão sobre as prioridades regionais para alcançar um maior acesso a insumos em saúde sexual reprodutiva (SRR) na região. Um dos temas de destaque do evento é a discussão sobre: “Recursos existentes para alcançar preços exequíveis. Proteções financeiras e pré-qualificação da OMS, reflexões da LAC e do mundo”.

Fórum Latino Americano e do Caribe na cidade de Lima no Peru.

Por sua vez, o Ministério da Saúde apresenta iniciativa conjunta o UNFPA Brasil para auxiliar empresas brasileiras no processo de pré-qualificação da OMS/UNFPA a entrarem em mercados internacionais.

O evento busca responder a seguinte pergunta: Como melhorar o acesso dos países da região a insumos e medicamentos de saúde sexual e reprodutiva, mediante uma aquisição mais eficiente de produtos de qualidade assegurada?

Busca ainda atingir os seguintes objetivos:

  1. a) disseminar na América Latina os diferentes mecanismos de compras que favorecem compras a preços mais baixos, como volume garantido, negociação de preços, compras do PSB/UNFPA, entre outros;
  2. b) analisar os pontos críticos que se tornam barreiras para alcançar uma maior acessibilidade aos insumos e medicamentos de Saúde Sexual e Reprodutiva;
  3. c) analisar a viabilidade para cada país dos diferentes recursos selecionados para a aquisição de medicamentos selecionados de Saúde Sexual e Reprodutiva;
  4. d) desenhar uma rota crítica para um plano de melhoria para aquisições associadas aos insumos e medicamentos de Saúde Sexual e Reprodutiva.

Durante o evento, “O Encontro “, as causas que dificultam o acesso aos insumos e medicamentos em SSR de qualidade de forma oportuna e a preços adequados serão analisadas. Ainda são apresentadas diferentes estratégias para promover discussões que permitam, a posteriori, espaços de reflexões sobre estas ferramentas.  No final do encontro será apresentada uma proposta de uma agenda nacional e regional.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here