Reunião técnica de revisão do Guia de Vigilância em Saúde, da Dengue, Zika e Chikunkunya, em Brasília.

Por Delmo Menezes

O Ministério da Saúde através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), promove nesta semana entre os dias 27 a 29 de novembro de 2018, reunião técnica para atualização do conteúdo do Guia de Vigilância em Saúde (Guia VS), publicação de amplo acesso pelos serviços de saúde.

O Guia de Vigilância em Saúde visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, levando em consideração o conhecimento científico disponível.

Reunião técnica de revisão do Guia de Vigilância em Saúde, da Dengue, Zika e Chikunkunya, em Brasília.

O encontro acontece no auditório do San Marco Hotel em Brasília/DF, com a participação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio da Coordenação Geral dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção das Doenças Transmitidas pelos Aedes Aegypti, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública e das áreas técnicas do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SVS.

De acordo com o coordenador-geral do Programa Nacional das Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, Divino Valero, o objetivo do encontro com especialistas da área, é validar o conteúdo técnico da dengue, zika e chikungunya, que compõe o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério.

Além dos gestores do Ministério da Saúde, a reunião técnica conta com a presença de representantes do SUS, especialistas de instituições acadêmicas, pesquisadores da Fiocruz, instituições de pesquisa nacionais/internacionais e especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Com uma nova atualização validada por especialistas nacionais e internacionais através de uma discussão ampliada, o Guia VS, dissemina informações que possam contribuir para o aprimoramento das práticas da vigilância em saúde, especialmente aos profissionais que o utilizam para balizar suas práticas em todos os municípios do país.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here