Ministro Raimundo Carreiro. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Por Delmo Menezes

Toma posse nesta quarta-feira (14) às 10h, na sede do TCU, o ministro Raimundo Carreiro, como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e José Múcio Monteiro Filho, como vice-presidente do Tribunal. Carreiro vai substituir o ministro Aroldo Cedraz.

Raimundo Carreiro é natural de São Raimundo das Mangabeiras (MA), advogado, e servidor de carreira do Senado Federal, onde ocupou cargos relevantes como Secretário Geral da Mesa. Carreiro considera que “o dever constitucional do Tribunal de Contas da União não se restringe à proteção do erário e dos interesses da União. Ele se plenifica na defesa de toda a Sociedade brasileira”, explica.

A indicação de Carreiro para ministro do Tribunal de Contas da União pelo Senado Federal, ocorreu em 2007, lastreada por sua longa experiência na área legislativa daquela Casa. Como servidor público, participou ativamente de momentos relevantes para o ordenamento jurídico-constitucional do País, como a elaboração da Constituição de 1988 e posteriormente o processo de impeachment presidencial de 1992, quando atuou como escrivão substituto.

Como Secretário-Geral do Senado, Carreiro participou de diversas reformas constitucionais. Foram 49 emendas à Constituição em doze anos, incluindo a construção dos marcos regulatórios sobre a privatização das telecomunicações, a flexibilização do monopólio da exploração de gás natural e petróleo, a navegação de cabotagem, e as reformas do Poder Judiciário e da Previdência Social.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here