Ex-secretário de saúde Jofran Frejat. Foto: Agenda Capital

O ex-deputado estava internado no hospital Santa Lúcia, foi entubado hoje a tarde e não resistiu

Por Redação

O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PL) morreu na tarde desta segunda-feira (23/11), vítima de complicações de um câncer pulmonar. O político foi diagnosticado com a doença enquanto tratava um cálculo renal, e estava internado no hospital Santa Lúcia. Hoje a tarde ele foi intubado e não resistiu.

“Foi agora, por volta das 18h40. Ele estava sofrendo muito. Ele foi intubado hoje pela manhã, mas não teve nenhuma melhora. Agora, ele se foi, infelizmente”, lamentou a sobrinha do político, Adélia Frejat.

Jofran Frejat foi titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por quatro vezes, durante o governo de Joaquim Roriz. Também representou o DF no Congresso Nacional, como deputado federal por cinco mandatos.

Aliado do ex-governador Joaquim Roriz, Frejat era um dos principais nomes do cenário político local, nutrindo simpatia e boas relações com personagens de praticamente todas as ideologias, dos conservadores de direita aos progressistas da esquerda.

Nas eleições de 2018, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, sendo considerado favorito ao comando do Palácio do Buriti. Contudo, desistiu da disputa por alegar questões de “foro íntimo”.

Frejat era médico-cirurgião e foi responsável por reformular o sistema público de saúde do Distrito Federal. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Faculdade de Ciências de Saúde do DF. O político também foi deputado federal com cinco mandatos e ocupou o cargo de ministro interino da Previdência Social.

Ao ser internado, a família transmitiu mensagem para amigos. Na época, informava que Frejat havia passado por quimioterapia e permaneceu internado.

“O Jofran está no hospital esta semana se recuperando de um mal-estar causado pela quimioterapia que iniciou este mês”, detalhou Denise Frejat, mulher do político, à época.

Da Redação do Metrópoles e Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grade homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rego a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos.
    Paco britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here