O Serviço Auxiliar Voluntário do Hospital de Base (SAV), fará entrevista nesta quarta-feira (01) às 09h30 e às 14h30, para novos voluntários que integrarão o grupo de voluntariado do hospital, para acompanhar pacientes e acompanhantes. Hoje o SAV já dispõe de 150 pessoas que participam deste trabalho.

“Estão chegando as mulheres que curam!” Essas foram as palavras de um paciente de 8 anos de idade semana passada, ao ver as terapeutas Reiki chegando na Pediatria para o trabalho.

O Reiki é uma terapia complementar, reconhecida pelo Ministério da Saúde, de origem oriental, que trabalha a energia do paciente com o leve toque ou imposição das mãos. Entre seus inúmeros benefícios, estão a diminuição dos efeitos colaterais de medicamentos, o aumento da eficácia dos remédios utilizados, o alívio nas dores, a ajuda na normalização da pressão arterial, o relaxamento, entre outros.

O voluntariado não ocupa as manchetes da mídia, porém é um trabalho muito gratificante, reconhecido tanto por pacientes, como pelos próprios servidores do hospital, que vê neste trabalho não remunerado, o verdadeiro amor ao próximo.

SAV - voluntários do BaseO voluntariado as vezes substitui aquilo que seria o papel do estado, como por exemplo, na doação de muletas, cadeiras de rodas, remédios, lençóis, cortes de cabelos e até aquisição de passagens para pacientes de outros estados, que vem a Brasília em busca de tratamento.

Segundo o presidente do SAV, Carlos João de Oliveira Castro, o trabalho desenvolvido com os voluntários é embasado em valores como responsabilidade, compromisso, respeito, solidariedade e alegria. A filosofia do voluntariado é atender aos pacientes, visando à valorização e a dignidade do ser humano.

A principal fonte de renda do SAV, é o bazar permanente que fica no próprio hospital. Segundo a coordenadora do bazar, Diva Gomes da Silva, “com os recursos arrecadados, a gente compra, material de higiene, cadeiras de roda, cadeira de banho, colchão casca de ovo, muletas dentre outros.

Você que tem muita vontade de ajudar ao próximo e tem um turno semanal disponível? Que tal se tornar voluntário do SAV? As próximas entrevistas serão dia 01 de maio, próxima quarta-feira, às 9h30min e às 14h30 min. Não é necessário agendamento prévio. Você poderá trabalhar num dos seguintes grupos: Artesanato, Apoio ao Leito, Corte de Cabelo e Barba, Tarde da Beleza, Bazar, Psiquiatria e Reiki.

Endereço: Serviço Auxiliar Voluntário (SAV)
Endereço: SMHS Quadra 101 Térreo / Hospital de Base
Telefone: (61) 3315-1601 ou 3322-6594

Email: [email protected]

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here