Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

Muito se fala sobre os tempos difíceis em que estamos vivendo. O retrato do mundo atual como guerras, destruição, drogas, violência, insegurança, solidão, fome, luta pela sobrevivência, têm levado a nossa geração, principalmente aos mais jovens, a procurar caminhos muitas das vezes sem volta.

Esta angústia é gerada pela ameaça de destruição que paira sobre nós. Tudo parece encerrar nossa geração atual dentro de um tubo de ensaio científico. A busca de respostas torna as pessoas escravas da agonia e do desespero. As pessoas as vezes perguntam se há uma solução, alguma resposta.

Tem uma passagem bíblica que diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4:6).

A incerteza do amanhã e a insegurança do mundo faz com que as pessoas busquem o certo e o errado. Um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade, especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e as nossas necessidades.

Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. o medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas tem medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento na mente que cria o medo dos próprios pensamentos. O homem se vê encurralado pelos problemas cotidianos que os leva ao desespero. O desespero tumultua a mente e o espírito, e aponta para o suicídio.

Neste momento de monumental mudança na Terra, os desafios da vida se tornaram mais acelerados, e há um número crescente de pessoas que estão passando por crises de desespero. Em momentos como estes, frequentemente as nossas emoções são tão intensas que não é possível sentir nada positivo. Não é possível imaginar sobreviver até amanhã. Não é possível acreditar que um dia nos sentiremos íntegros novamente.

O dia de amanhã é incerto, então viva cada momento da sua vida, valorize as pessoas ao seu lado, desfrute da vida os momentos bons, não tenha medo de amar. Esse é um sentimento bonito que infelizmente está extinto entre as pessoas. Nunca deixe de dizer para as pessoas do seu coração o quanto você os ama. Diga todos os dias, sem se cansar. Faça as pessoas se sentirem bem ao seu lado, espalhe o amor pelo mundo.

Mudanças são inevitáveis e o futuro sempre será incerto. O que resta é não temer o que a nossa vida nos reserva, mas, pelo contrário, seguir tendo fé no amanhã. A nossa fé é o que nos guarda.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here