O hospital de Base de Brasília sem condições de realizar tratamento de combate ao câncer está encaminhando pacientes para outras cidades como Anápolis, Goiânia e Patos de Minas.

A situação de caos no departamento de oncologia foi relatada nesta quarta-feira (18) por servidores do Hospital aos deputados da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa.

Nove medicamentos essenciais para o tratamento de combate ao câncer estão zerados no estoque, alguns desde novembro do ano passado como é o caso do Carboplatina, usado para o tratamento de câncer no ovário.

“O hospital está abandonado, o que presenciamos hoje foi o desaso do governo com quem precisa do tratamento. A oncologia do hospital de Base está praticamente fechada”, disse Rafael Prudente, integrante da Comissão e Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

Pacientes com câncer no hrtApenas um equipamento de radioterapia está funcionando no hospital e mesmo assim precariamente. A fila de espera para o tratamento já é de mais de 900 pessoas e o Hospital só está realizando atendimento aos pacientes com câncer no reto, no canal anal, no colo uterino e com câncer de mama, os demais pacientes estão sendo orientados a procurar hospitais fora de Brasília.

“Nenhum tumor está sendo tratado de forma adequada. A gente não sabe se está fazendo um tratamento eficaz, não sabemos se estamos matando o câncer ou aumentando a doença”, disse uma médica do departamento de Oncologia Clínica do Hospital.

Os convênios com os hospitais da rede privada para atender os pacientes com câncer foram cancelados em janeiro de 2015 e os contratos para manutenção dos equipamentos estão suspensos desde dezembro de 2014.

O deputado Rafael Prudente relatou no plenário da Câmara Legislativa os problemas encontrados pela Comissão nesta quarta-feira no Hospital de Base e pediu uma reunião de emergência com o governador, Rodrigo Rollemberg e com o secretário de Saúde, Humberto Lucena Fonseca. Rafael Prudente disse que os pacientes que precisam de tratamento contra o câncer estão morrendo por falta de atendimento.

O líder do governo deputado Júlio César se comprometeu em marcar a reunião para esta semana.

Da Redação com informações da CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here