Evento também celebrou os 49 anos do Copev, conselho dos pastores do DF. Vice-governador elogiou o ambiente de paz e respeito entre as denominações evangélicas

Por Lucíola Barbosa 

Centenas de pessoas compareceram ao auditório da Câmara Legislativa, neste sábado (30), para participar da celebração em homenagem ao Dia do Evangélico e aos 49 anos de criação do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev/DF). Atualmente, há mais de cinco mil templos e cerca de três mil pastores e líderes de diversas igrejas representativas do segmento no Distrito Federal. 

Recebido pelo presidente do Copev, pastor Josimar Francisco da Silva, o vice-governador Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, ressaltou a importância do conselho. “É salutar destacar a importância desse conselho, que foi elaborado com o intuito de agregar todas as denominações evangélicas do Distrito Federal. Trata-se de quase meio século de história, de unidade e de paz e respeito entre as denominações evangélicas”, destacou.

Destacando as ações do GDF em prol do segmento, o vice-governador fez questão de citar o Decreto n° 40.057, de 22/08/2019, do Programa Igreja Legal, que institui percentual mínimo exigido de lotes exclusivos para uso por entidades religiosas e assistenciais em novos parcelamentos urbanos do DF. 

Vice-governador participa das comemorações do dia do evangélico

Também falou da construção do Museu da Bíblia, em benefício da população cristã – a Carta de Intenções e Compromisso para a captação de recursos foi assinada, pelo governador Ibaneis, em outubro. A expectativa é que a obra seja entregue até 2022. “Hoje, há quase um milhão de evangélicos no DF, em busca da unidade e do respeito, numa convivência pacífica e harmoniosa”, completou Paco Britto. 

O pastor Josimar Francisco agradeceu ao GDF por poder comemorar de fato a data festiva devido à “paz social e a justiça finalmente alcançadas no DF”. Ele conta que, neste mesmo dia, no ano passado, não havia motivos para celebrar, pois “acolhemos pastores que tiveram suas igrejas derrubadas”.

Social

Dentre os serviços sociais realizados em Brasília, o Copev incentiva e apoia a construção e o desenvolvimento de creches e dos centros de recuperação de dependentes químicos. Também realizarem serviços de assistência social – como, por exemplo, o acolhimento de meninos de rua. 

“Este é o papel da igreja no DF: sustentar esse país com oração. Nós, pastores e reverendos, estamos orando e abençoando a cidade. Traremos todos para a arca”, frisou, referindo-se à uma passagem bíblica. 

Um dos seguidores do conselho é a chefe de cozinha de Taguatinga Regina Lúcia Araújo, que foi ao evento acompanhada de sua filha Adriana, 33 anos. “Encontrei a palavra amiga e uma luz no fim do túnel com o Copev”, garantiu a contumaz frequentadora da Assembleia de Deus.

Programação

O dia comemorativo começou com um caprichado café da manhã, além de orações e citações bíblicas realizadas pelos pastores presentes. Ao longo do dia, os homenageados poderão assistir ao encontro cultural e um festival de música gospel, com a participação dos cantores Denilson e Lillyan Duarte.

Participaram do evento deputados distritais pastor Martins Machado e Valdelino Barcelos; os deputados federais Celina Leão, que lembrou sobre o fato de que pela primeira vez, na história do DF, o parlamento conta com dois deputados evangélicos, e o pastor Júlio César; o secretário-executivo de Assuntos Legislativos da CLDF, Bispo Renato Andrade; o secretário de Relações Institucionais, Bispo Vítor Paulo; o presidente do Ministério Internacional das Assembleias de Deus Campo do Guará, pastor Adalino Inácio Sobrinho; o chefe da Unidade de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira; o presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Chancerley de Melo Santana; administradores regionais; obreiros; missionários; ministros do Evangelho; entre outros convidados.

Da Redação com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here