Paco Britto projeta parceria entre DF e Singapura

Vice-governador fala em parceria com o país asiático. Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Vice-governador diz que intercâmbios financeiro e cultural foram os principais pontos destacados como forma de fortalecer laços

Por Redação

O vice-governador Paco Britto recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), no Palácio do Buriti, a visita do embaixador não-residente da República de Singapura, Sam Goi Seng Hui. Participaram do encontro o secretário e a secretária adjunta de Relações Internacionais, respectivamente, embaixador Pedro Luiz Rodrigues e Renata Zuquim; e representantes da Embaixada de Singapura em Brasília. O objetivo da visita é estreitar laços com o corpo diplomático residente em Brasília e estabelecer cooperação em áreas de interesse mútuo.

Intercâmbios financeiro e cultural foram os principais pontos destacados por Paco Britto para fortalecer os laços entre a capital federal e Singapura. “Eu gosto de Singapura; estive lá três vezes. Tenho total interesse em trazer a experiência, a qualidade de vida e o desenvolvimento [para o Distrito Federal], disse, acrescentando que o intuito é gerar empregos no DF.

O embaixador ressaltou que Singapura, apesar de ser um território pequeno, é o “portão” de entrada para toda Ásia. “Apesar de ser pequeno, tem muitas empresas multinacionais e indústrias. E podemos aumentar o comércio entre as duas regiões”, considerou.

Aproveitando o interesse estabelecido, Paco Britto mencionou ainda que pretende agendar uma visita a Singapura para visitar as empresas locais. “Nós precisamos dessa parceria”, resumiu.

Durante a visita, assuntos como planos de privatização – o vice-governador aproveitou para fazer um convite às empresas asiáticas interessadas em investir no DF; meio-ambiente; hub aéreo; comércio bilateral, entre outros, também foram tratados no encontro.

De acordo com o embaixador Sam Goi Seng Hui, a embaixada de Singapura em Brasília é a única representação diplomática residente do país na América Latina. “Isso mostra a importância e o interesse (do país) em Brasília”, afirmou.

Ao final do encontro, houve troca de lembranças. Paco Britto presenteou o visitante com um livro com fotos de Brasília e recebeu um porta-retratos com o símbolo nacional de Singapura.

Relações diplomáticas

Brasil e Singapura estabeleceram relações diplomáticas em 1967, mas só em 1979 foi instalada a Embaixada do Brasil no país. Já a embaixada de Singapura em Brasília foi inaugurada em 2013, por ocasião da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, K. Shanmugam, ao Brasil.

Originalmente voltada para questões comerciais, a agenda bilateral foi expandida e passou a incluir parcerias em construção naval, logística portuária e aeroportuária, educação, ciência, tecnologia e inovação. Mais de dez empresas brasileiras mantêm subsidiárias em Singapura, em áreas como infraestrutura, educação, serviços hospitalares, entre outros.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here