Governador Ibaneis Rocha no lançamento da ordem de serviço para construção do túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Durante recesso parlamentar, governador aceitou indicações de distritais para cargos estratégicos na estrutura do GDF

Por Caio Barbieri 

O novo cenário é resultado de articulações do titular do Palácio do Buriti, que, desde o fim de 2019, tem feito trocas nos primeiro e segundo escalões para ter mais facilidade na aprovação de projetos considerados importantes pelo Executivo local.

Dos 24 deputados, apenas cinco se declaram opositores à atual gestão do Governo do Distrito Federal (GDF): os deputados Chico Vigilante (PT), Reginaldo Veras (PDT), Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (Rede) e Fábio Felix (PSol). Mesmo sem se declarar do grupo, a deputada Júlia Lucy (Novo) também mantém um tom crítico à gestão do emedebista.

Por outro lado, votos considerados voláteis passaram a ter mais atenção do chefe do Executivo, em especial durante o período do recesso da Câmara Legislativa.

Para agradar a bancada da Segurança, por exemplo, houve mudança nas cúpulas do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e da Polícia Militar (PMDF). No caso dos bombeiros, o atual comandante-geral, Lisandro Paixão dos Santos, teve a chancela do deputado Roosevelt Vilela (PSB). A movimentação ajuda o Palácio do Buriti a fidelizar o voto do socialista.

Também houve mudanças no DF-Legal, antiga Agência de Fiscalização (Agefis). No lugar de Georgeano Trigueiro, assumiu Gutemberg Tosatte. Auditor fiscal de obras, Tosatte é servidor de carreira do DF Legal e tem ligação com o distrital João Cardoso (Avante), de quem era assessor na Câmara Legislativa. O partido é o mesmo do vice-governador Paco Britto

Na Secretaria de Trabalho, até então comandada por um interino, Thales Mendes Ferreira foi nomeado para chefiar a pasta. Desde o início da atual gestão, ele era superintendente do Arquivo Público (APDF). Embora seja conhecido por ter trabalhado em diferentes gestões, a indicação do servidor é atribuída ao deputado Robério Negreiros (PSD). O parlamentar, contudo, nega.

Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here