Investigadores chegaram a Câmara Legislativa por volta das 6h30 desta quarta-feira (16). Ação apura irregularidades na Administração do Núcleo Bandeirante

Por Redação 

Agentes da Polícia Civil e promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumprem mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na manhã desta quarta-feira (16). A ação faz parte de duas operações, chamadas de Alpha 19 e Cidade Livre.

A investigação apura irregularidades nas emissões de autorização de uso de bens públicos e concessão de licença pela Administração Regional do Núcleo Bandeirante. Além disso, há suspeita de emprego de funcionários comissionados na CLDF em empresa particular e em serviços pessoais e ainda o exercício ilegal de gestão empresarial por parlamentar.

Ao todo, os investigadores cumprem 15 mandados de busca e apreensão, inclusive na casa do deputado distrital José Gomes (PSB), no Lago Sul. A operação apura crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, dispensa ilegal de licitação, prevaricação e de falsidade ideológica.

Polícia Civil na CLDF. Foto: divulgação

O distrital Roosevelt Vilela também é alvo da investigação. Ele foi indiciado pela Polícia Federal por crime eleitoral em inquérito que apurou suposto uso de cargos na Administração Regional do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way para captar votos em 2018. As apurações apontaram que o deputado, enquanto administrador das regiões, usou a máquina publica para se beneficiar. Ele teria feito nomeações em troca de votos.

De acordo com a investigação, a operação apura fraudes praticadas pelo distrital. Entre as suspeitas, está a declaração falsa à CLDF. O parlamentar estaria ocultando do Poder Público a continuidade ilegal na gestão de uma empresa, concomitantemente com o exercício do cargo político.

Além disso, os agentes investigam se houve emprego de servidores públicos por parte do deputado em atividades desvinculadas do cargo ocupado na CLDF.

Em nota, José Gomes informou que “está tranquilo” e que não cometeu nenhum ato ilícito”. “Ele irá cooperar com as investigações para dirimir qualquer dúvida”, informou texto da equipe do parlamentar.

Com informações do G1/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here