Estudo revisado aponta impacto a longo prazo do uso de maconha em 23 mil adolescentes, publicado numa das melhores revistas de psiquiatria do mundo. Foto: Reprodução

Por Redação*

Estudo revisado publicado em uma das melhores revistas de psiquiatria do mundo ( JAMA Psychiatry), aponta o impacto a longo prazo do uso de maconha em 23 mil adolescentes, De acordo com a pesquisa, adolescentes usuários de maconha (em comparação com adolescentes não usuários) tiveram:

  • risco 37% maior de desenvolver depressão na idade adulta
  • risco 50% maior de ideação suicida na idade adulta
  • risco de tentativa de suicídio triplicado na vida adulta.

Segundo a conclusão dos autores, “a alta prevalência de adolescentes consumindo cannabis gera um grande número de adultos jovens que podem desenvolver depressão e comportamento suicida atribuíveis à cannabis. Este é um importante problema de saúde pública, que deve ser adequadamente abordado pelas políticas de saúde pública”, aponta a pesquisa. Enfatizam que as políticas de prevenção devem “educar os adolescentes a desenvolver habilidades para resistirem à pressão do grupo para usarem drogas”, aponta Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

Pontos chave da pesquisa

Pergunta – O consumo de maconha na adolescência está associado ao risco de depressão, ansiedade e suicídio na idade adulta jovem?

Resultados – Nesta revisão sistemática e metanálise de 11 estudos em 23.317 indivíduos, o consumo de maconha em adolescentes foi associado a um risco aumentado de desenvolver depressão e comportamento suicida mais tarde na vida, mesmo na ausência de uma condição pré-mórbida. Não houve associação com ansiedade.

Significado – Pré-adolescentes e adolescentes devem evitar o uso de maconha, pois o uso está associado a um aumento significativo do risco de desenvolver depressão ou suicídio na idade adulta jovem; essas descobertas devem informar as políticas de saúde pública e os governos a aplicar estratégias preventivas para reduzir o uso de maconha entre os jovens.

A cannabis é a droga de abuso mais usada por adolescentes no mundo. Embora o impacto do uso de maconha por adolescentes no desenvolvimento da psicose tenha sido investigado em profundidade, pouco se sabe sobre o impacto do uso de maconha no humor e no suicídio na idade adulta jovem.

Seleção do estudo Estudos   longitudinais e prospectivos, avaliando o uso de maconha em adolescentes com menos de 18 anos (pelo menos 1 ponto de avaliação) e, em seguida, determinando o desenvolvimento de depressão na idade adulta jovem (18 a 32 anos), foram selecionados e as razões de chances (OR) ajustadas para a presença de depressão basal e / ou ansiedade e / ou suicídio foram extraídas.

Estudos apontam que o uso de maconha por jovens e adolescentes aumenta risco de tentativa de suicídio

A   qualidade do estudo de extração e síntese de dados foi avaliada usando o banco de itens do Research Triangle Institute sobre risco de viés e precisão de estudos observacionais. Dois revisores conduziram todas as etapas da revisão de forma independente. Os dados selecionados foram agrupados usando meta-análise de efeitos aleatórios.

Principais resultados e medidas   Foram incluídos os estudos que avaliaram o uso e a depressão de cannabis em diferentes pontos da adolescência à idade adulta jovem e relataram a OR correspondente. Nos estudos selecionados, a depressão foi diagnosticada de acordo com a terceira ou quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ou usando escalas com pontos de corte predeterminados.

Resultados   Após a triagem de 3.142 artigos, 269 artigos foram selecionados para revisão em texto completo, 35 foram selecionados para revisão posterior e 11 estudos com 23 317 indivíduos foram incluídos na análise quantitativa. O OR do desenvolvimento de depressão para usuários de maconha na idade adulta jovem em comparação com os não usuários foi de 1,37 (IC 95%, 1,16-1,62; 2  = 0%). O OR agrupado para ansiedade não foi estatisticamente significante: 1,18 (IC 95%, 0,84-1,67; 2  = 42%). O OR agrupado para ideação suicida foi de 1,50 (IC 95%, 1,11-2,03; 2  = 0%), e para tentativa de suicídio foi de 3,46 (IC 95%, 1,53-7,84, 2  = 61,3%).

Conclusões e relevância   Embora o risco em nível individual permaneça moderado a baixo e os resultados deste estudo devam ser confirmados em futuros estudos prospectivos com alimentação adequada, a alta prevalência de adolescentes consumindo maconha gera um grande número de jovens que podem desenvolver depressão e suicídio atribuível à cannabis. Esse é um importante problema e preocupação de saúde pública, que deve ser adequadamente tratado pela política de saúde.

Referências:

JAMA Psychiatry é uma revista internacional revisada por pares para clínicos, acadêmicos e cientistas de pesquisa em psiquiatria, saúde mental, ciências comportamentais e áreas afins. OArquivos de Neurologia e Psiquiatria começaram a ser publicados em 1919 e, em 1959, tornaram-se 2 periódicos separados: Arquivos de Neurologia e Arquivos de Psiquiatria Geral. Em 2013, seus nomes mudaram para JAMA Neurology e JAMA Psychiatry, respectivamente. A JAMA Psychiatry é membro da JAMA Network, um consórcio de publicações médicas gerais especializadas em revisão por pares. https://jamanetwork.com/

Antônio Geraldo da Silva – Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here