Por Delmo Menezes

Pertencente à região metropolitana do DF e a cerca de 63 quilômetros do centro de Brasília, o município de Planaltina de Goiás, com aproximadamente 110 mil habitantes, tem uma história que se confunde com a da capital e com inúmeros problemas sociais em conseqüência do excesso populacional e da falta de critérios na ocupação territorial.

Após mais de três anos sem realizar cirurgia regularmente no hospital público da cidade, foi realizada na manhã desta terça-feira (10) no Hospital Municipal Santa Rita de Cássia, em Planaltina de Goiás, a primeira cirurgia por Videolaparoscopia, o que sem dúvida nenhuma, é um marco histórico para a cidade.

Dr. Renato Lima, Dr. Márcio da Mata e equipe. Foto: Agenda Capital

Popularmente chamada de Laparoscopia, o procedimento é uma intervenção minimamente invasiva, que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças que acometem a região abdominal.

Embora seja um processo com menor duração que a cirurgia convencional, a Laparoscopia deve ser realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas. A cirurgia é realizada por meio da introdução de uma pequena câmera através da cavidade pélvica, sem a necessidade de grandes cortes externos na pele.

Dr. Renato Lima, chefe da equipe cirúrgica e o Dr. Márcio da Mata, Secretário Municipal de Saúde de Planaltina de Goiás.

De acordo com o médico Dr. Renato Lima, especialista em cirurgia bariátrica por meio de videolaparoscopia, “é um privilégio poder estar em uma cidade do interior, como Planaltina de Goiás, e realizar uma cirurgia totalmente gratuita através do SUS. É uma honra muito grande ser o primeiro cirurgião a operar através deste método que é bastante seguro, o que permite uma recuperação rápida do paciente”, disse.

Segundo o secretário municipal de saúde Márcio da Mata, “pretendemos manter uma rotina na cidade tanto de cirurgias tradicionais, como através desta tecnologia”. Márcio confirmou que a medida que forem surgindo as demandas, irá incrementar os recursos humanos para adequar as necessidades do hospital.

Dr. Davi Lima, prefeito de Planaltina de Goiás.

Para o prefeito da cidade que também é medico, Dr. Davi Lima, declarou ao Agenda Capital que “apesar de todas as dificuldades financeiras que encontramos ao assumirmos a prefeitura, pretendemos em breve inaugurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e reformar o hospital municipal da cidade. Temos certeza que com a força do trabalho e do nosso senhor Jesus Cristo, venceremos todas as dificuldades”, concluiu.

A primeira Videolaparoscopia foi realizada na Europa, em 1905, utilizando-se um jogo de lupas, espelhos e luz de vela, através de um orifício de aproximadamente 1 cm no abdômen. Hoje, é instalado um túnel de 5 mm de raio (geralmente na cicatriz umbilical) e através dele é introduzido uma ótica que, ao mesmo tempo ilumina o abdômen e captura imagens que assistimos ao vivo em um monitor de alta definição.

Da Redação do Agenda Capital

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu sonho é fazer uma cirurgia baliatrica eu tem 32 anos quatro filhos uma filha de 4 anos que não consigo brincar porque fico muito tempo em pé Sinto dor na sola dos pés logo tenho que me sentar e minha filha Não entende

  2. Meu sonho é fazer uma cirurgia baliatrica eu tem 32 anos quatro filhos uma filha de 4 anos que não consigo brincar porque fico muito tempo em pé Sinto dor na sola dos pés logo tenho que me sentar e minha filha Não entende

  3. Ainda bem que alguém começou a fazer alguma coisa pela saúde de nossa cidade. Parabéns Dr. Davi e Dr. Marcio pela iniciativa.

  4. Muita mentira envolvida nesta matéria…No hospital não tem nada…está faltando remédios e materiais essenciais para o atendimento…Essas cirurgias já estavam marcadas e foram suspensas!! Faltou enfatizar a situação a qual se encontra o Município…está um verdadeiro caos…Das contratações do escritório de advogados por 540 mil, da empresa de lixo que não existe, da má condição dos trabalhadores…se for listar aqui…não terá espaço!!!

  5. Existe uma inverdade nessa matéria é uma grande mentira dizer que há três anos não se fazia cirurgia no hospital antes de publicar a matéria é necessário que seja averiguada as informações para não se colocar a honestidade do meio de comunicação em dúvida sou moradora e posso garantir que esse Prefeito que aí está foi que cancelou as cirurgias desde de janeiro ótimo que tenha retornado é o mínimo que tem que fazer já que é médico é a saúde do município que ele administra está na UTI a UPA está entregue aos vândalos abandonada.. Servidores em Greve por que ele não quer pagar direitos adquiridos servidores até mesmo desse hospital que não está funcionando 100% desde Janeiro e agora por desrespeito dessa Administração com Servidores a população está sendo prejudicada…

    • Lamentavel e mentirosa essa afirmação, afinal foi o médico que hoje está prefeito que fechou o Centro cirúrgico em janeiro do ano em curso, é fácil basta vim ao município e ver a situação que os moradores enfrentam por causa da má administração. Não passa da obrigação dele reabri-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here