O Agenda Capital recebeu denúncia do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Laboratório (SINTRALAB), que na regional de Saúde de Taguatinga, não estão sendo realizados exames laboratoriais por falta de reagentes. Segundo o sindicalista André Angelo, “falta praticamente tudo para coleta de material. Estão faltando tubos com EDTA que serve para hemograma completo e tubos para bioquímica”.

Conforme memorando nº 401/2016-NUPAC-SRSS, expedido pela Superintendência da Região de Saúde Sudoeste, estao suspensos temporariamente os exames de Bioquímica e Hemograma completo dos Centros de Saúde, devido escassez dos reagentes.

De acordo com André, os Centros de Saúde vinculados à Superintendência da Região Sudoeste, estão enviando os tubos de coletas para o HRT, para que os exames dos pacientes internados e da emergência do hospital, não deixem de ser realizados. “Uma coisa é faltar um ou outro exame por falta de um reagente especifico, outra coisa é faltar tudo”, disse o sindicalista.

O caso é grave, pois as pessoas que necessitam retornar ao médico com os exames, ou as que estiverem com cirurgia marcada e precisarem dos exames para avaliação do risco cirúrgico, ficam impossibilitadas de fazer a cirurgia.

Mais uma vez a população é penalizada por falta de um planejamento na gestão de compras por parte da Administração Central da Secretaria de Saúde do DF (ADMC).

Segundo o dirigente do SINTRALAB, “porque se coletou exames para enviar ao LACEN para fazer testes de HIV e Hepatite sendo que não estão realizando esses exames por falta de reagentes? Gastaram tubos desnecessários e agora não se faz exame para nada”, explica o sindicalista.

Veja abaixo o Memorando encaminhado aos Centros de Saúde

Exames suspensos na ses-jpg

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here