Deputado federal Baleia Rossi, presidente do MDB. Foto: Reprodução

Integrantes da oposição avaliam que deputado é capaz de neutralizar candidatura de Fábio Ramalho (MDB-MG)

Por Redação

Integrantes de partidos de oposição dizem estar menos resistentes à ideia de que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) possa ser o candidato à presidência da Câmara que vai representar o bloco do qual as siglas fazem parte.

Parlamentares de PC do B, PDT e PSB afirmam que conta a favor do emedebista a expectativa de que, caso entre na disputa, ele tire do jogo a candidatura do correligionário Fábio Ramalho (MDB-MG), que tem votos tanto no MDB como fora dele.

O deputado mineiro teve 66 votos na última eleição. Embora não seja considerado tão competitivo, Ramalho poderia dividir votos no campo que se opõe a Arthur Lira (PP-AL), especialmente em uma briga extremamente acirrada. Por isso, é melhor aglutinar o máximo de apoios, avaliam membros de partidos de esquerda.

O objetivo é não deixar a disputa ir para o segundo turno. Parlamentares avaliam que lançar mais de um candidato no bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) favorecerá o integrante do PP. É neste cenário que o nome de Baleia ganha força.

Além de Baleia, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) é outro forte candidato. O deputado, porém, não tem apoio no próprio partido e conta com a resistência de integrantes do DEM, que preferem ver o MDB disputando a Câmara.

Partidos de esquerda querem definir até quarta (23) quem será o candidato do bloco. Eles atuam para que o PT –que quer colocar um nome na disputa– desista da ideia e acelere o processo. Os petistas só queriam definir um candidato em janeiro. A sigla se reúne nesta terça (22) para tratar do assunto.

Minuta de “carta-compromisso” que circula entre os parlamentares de oposição pede que o próximo presidente proteja “a democracia” e as “instituições contra os ataques autoritários” de Bolsonaro. As legendas pedem ainda que não sejam pautados “projetos de cunho antidemocrático.”

Com informações da Folha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here