Representantes da UNFPA e da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde. Foto: Reprodução

Por Fabio de Lima Marques

A parceria do Ministério da Saúde com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) quanto à prevenção ao HIV foi tema da reunião desta sexta-feira (29) do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, e do diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Gerson Pereira, com o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal.

No encontro foram apresentadas as prioridades da SVS voltadas para a redução da mortalidade de pessoas com aids; a ampliação do diagnóstico e tratamento das hepatites virais, com foco na hepatite C; a eliminação da transmissão vertical (TV) do HIV e a redução da TV da sífilis e da hepatite B; a ampliação do acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para populações-chave; e a ampliação do diagnóstico e tratamento da sífilis adquirida em gestantes.

Além disso, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, destacou a importância da parceria com o UNFPA, em especial para a vigilância e a prevenção de anomalias congênitas, que podem ocorrer em virtude de doenças como a sífilis, zika, toxoplasmose entre outras. “Precisamos dar continuidade e ampliar a nossa parceria com o Fundo para resposta a esses agravos”, afirmou.

O representante do UNFPA falou sobre a atuação nas cidades de Boa Vista e Porto Alegre, em relação à prevenção e controle do HIV, com ênfase em diagnóstico precoce e vinculação ao tratamento. A entidade é a maior fornecedora de insumos de prevenção aos países em desenvolvimento do mundo. “A sinergia entre a UNFPA e a Secretaria de Vigilância em Saúde é importante para a ampliação das possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável e segura”, afirmou Jaime Nadal.

Também participaram da reunião a representante da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa), Tatianna Alencar, e a oficial de Programa para a Área de Insumos Estratégicos do UNFPA no Brasil, Nair Souza.

 Da Redação com informações do NUCOM/SVS/MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here