Gabriel Ravazzi, 31 anos, é médico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e atua no atendimento de pacientes com confirmação e suspeita do novo coronavírus

Por Redação*

O primeiro voluntário do teste da vacina contra covid-19 é um médico do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O ensaio está sendo realizado nesta quarta-feira (5/8), pela Universidade de Brasília (UnB). O projeto é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com o produto vacinal da farmacêutica Sinovac Biotech. Em Brasília, o médico Gustavo Romero é responsável por coordenar o projeto no HUB.

O voluntário é Gabriel Ravazzi, 31 anos. Ele atua no atendimento de pacientes com confirmação e suspeita do novo coronavírus, no HUB. O médico tem duas residências, uma em Clinica Médica, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), e outra em Gastroenterologia, no Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo.

O voluntário é Gabriel Ravazzi, 31 anos. Ele atua no atendimento de pacientes com confirmação e suspeita do novo coronavírus, no HUB

Ele é clínico geral e gastroenterologista do HUB e do Hospital de Base do DF (HBDF) e passará agora por um minucioso processo: triagem, avaliação de sinais vitais, consulta médica, coleta de exames, teste rápido, coleta de amostra para RT-PCR. Depois disso, ele ficará em observação para, então, receber a primeira dose da injeção.

Gabriel afirma estar satisfeito por participar desta fase do estudo. “Como profissional da saúde que atua na linha de frente, fico muito contente em poder contribuir com a ciência”, diz.

Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal

Ele acredita ser cedo para concluir algo, mas está com altas expectativas. “Ainda tem um caminho a percorrer, mas já é uma luz no fim do túnel. 

Espero que a vacina alcance o resultado esperado e que, em breve, possamos ter uma boa notícia para dar a todos”, diz o médico.

O Distrito Federal é um dos 12 centros onde esta vacina é testada em humanos. Essa é a fase três dos ensaios, que vai aferir a precisão, eficácia e segurança da imunização testada. Para chegar nesta etapa, pesquisadores concluíram que a vacina é promissora e a relação entre riscos e benefícios é positiva.

Cinco profissionais da saúde vão ser vacinados hoje, dois pela manhã e três à tarde, a partir das 14h. Gabriel entrou no Ambulatório 2 por volta das 9h e deve sair dos exames por volta das 12h.

Interessados em participar do programa de voluntariado devem acompanhar o site e as redes do HUB/UnB, plataformas que vão disponibilizar, nos próximos dias, a abertura das inscrições.

*Com informações do Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here