Policiais civis realizam manifestação em frente ao Palácio do Planalto Foto Assessoria / Sinpol-DF

Por Coluna Eixo Capital

A assinatura da medida provisória que concede aumento de 8% para as forças de segurança do Distrito Federal foi um passo fundamental para que o reajuste, de fato, saia do papel. Mas a batalha continua. A MP terá validade de 120 dias e é preciso aval do Congresso Nacional para que a recomposição salarial continue a vigorar.

Pequena, a bancada do DF,  ao lado do Executivo local e das próprias categorias, precisará se mobilizar muito para conseguir o apoio de parlamentares de outras unidades da Federação, que podem querer o mesmo aumento para os estados.

Fundo Constitucional

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere a gestão do Fundo Constitucional para o DF também será um desafio. O fundo é alvo frequente de questionamento por deputados e senadores de outras regiões.

Recentemente, houve propostas para dividi-lo com o Rio de Janeiro e com o Entorno. Para que a PEC da transferência seja aceita, é necessário conquistar o apoio de no mínimo 308 deputados e 49 senadores. Tarefa que exigirá bastante esforço.

Com informações do CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here