Pronto Socorro do Instituto Hospital de Base do DF. Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

O Bom dia DF na edição desta segunda-feira (07), mostrou um triste retrocesso na saúde pública do DF, onde mais de 90 pacientes estão aguardando na fila para serem operados na especialidade ortopédica. Infelizmente devido o caos que se instalou na rede pública de saúde do DF, esses pacientes deverão ser transferidos para Goiânia.

Segundo um especialista na área de ortopedia que prefere não se identificar, “este tipo de encaminhamento, é vergonhoso e temerário, pois aumenta consideravelmente o risco de complicações no tratamento destes pacientes, como embolias pulmonares, causadas pela viagem de fraturados idosos em ambulâncias”, explica.

Não existem justificativas para o descaso e omissão no atendimento aos pacientes que estão internados aguardando cirurgia de prótese de quadril, nos 08 hospitais da rede pública de saúde no DF. São pacientes idosos com fraturas do colo do fémur que necessitam de cirurgia com brevidade para não ter complicações ou vir a óbito.

Na gestão passada, apesar de todas as críticas, o atendimento de Ortopedia e Traumatologia foi organizado com o aumento no atendimento de 5.500 cirurgias/ano, para 8.500 cirurgias ortopédicas/ano, principalmente com o programa FILA ZERO que realizava mutirões noturnos contínuos na maioria dos Hospitais Regionais do DF.

O programa FILA ZERO, obteve grande diminuição do tempo de espera por cirurgias dos pacientes internados de 40 a 45 dias para 7 a 8 dias, atendendo pacientes do DF, do Entorno de Goiás e até de outros Estados da Federação como Bahia, Minas dentre outros.

De acordo com um servidor da Secretaria de Saúde que preferiu não se identificar, “não faltava material, medicamentos e nem anestesistas, e a fila de pacientes judicializados foi zerada”.

Foram patéticas as ponderações da Secretária Adjunta, Eliane Ancelmo Berg, ao tentar justificar as transferências destes pacientes por falta de recursos financeiros, pois existem verbas do Ministério da Saúde (MS), para atendimentos em  Ortopedia de Alta e Media Complexidade. O que faltou na realidade, foi a elaboração de projetos que se utilizassem dos recursos disponíveis.  A secretária adjunta ainda afirmou que não foram feitas licitações para aquisição de prótese. Como? Após quase 2 anos de governo não se licitou? Isso não é omissão?

Cirurgia ortopédica-jpgHoje percebe-se na rede pública de saúde, idosos abandonados dentro dos hospitais, inúmeros pacientes com fraturas de tornozelos, braços, pernas, mãos, colunas que estão sem atendimento adequado.

Nunca antes no sistema público de saúde da capital do país, vimos um descaso tão grande, como ocorre nos dias atuais. Brasília se orgulhava de ser uma referência para todo o Brasil.

Diz a constituição, que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Pagamos caro por uma saúde decente, e não a temos. A sociedade pode e deve contribuir com intervenções firmes e adequadas praticando seu sublime direito Constitucional de, no mínimo, exercer o consagrado Controle Social.

Da Redação do Agenda Capital

2 COMENTÁRIOS

  1. Há tempos, na verdade desde o início deste governo que a saúde vem sendo negligenciada e sucateada… São claras as intenções deste governo em está “privatizando”, ou subliminarmente entregando a pasta nas mãos de empresários, financiadores de campanhas, disfarçados em entidades sem fins lucrativos, as tais “OS’s” (Organizações Sociais)… Já foi mostrado pela grande mídia que o governador recebeu dinheiro para sua campanha provindo de empresários destas tais “OS’s” (Operação ‘Maus Caminhos’ – Foi preso Mouhamad Moustafa, acusado de desviar dinheiro da Saúde no Amazonas).
    Pela complexidade desta pasta (saúde), todos os governantes sempre terão problemas e precisarão fazer ajustes, planos e políticas estruturantes e de manutenção, isso não importando qual é o partido ou grupo político a qual pertencem, às áreas ligadas à saúde sempre apresentarão problemas, sempre precisarão de gestores e políticos compromissados e competentes. Neste sentido fazer comparações com governos passados não é uma boa saída, mas mesmo no passado a situação estando ruim, neste governo a coisa ficou caótica e piorou bastante, demonstrando pleno descaso, completa incompetência, negligência, e a inoperância dos órgãos de controle… Ainda levando em consideração os tentáculos do atual governo na presidência do Conselho de Saúde do DF… Quem vai tomar alguma atitude par defender a Sociedade? Que bom se o “CHAPOLIN” realmente aparecesse quando falássemos: – Oh! E agora, quem poderá nos defender!
    Sabe o que é intrigante? O governador sempre tentou de forma distorcida, utilizar o governo do Goiás como bom exemplo de políticas para a saúde, mas na verdade a saúde por lá não está assim tão boa, apesar deles manterem em pontos estratégicos hospitais geridos por “OS’s” que conseguem fazer a propaganda positiva, qualquer um que realmente for pesquisar sobre o assunto, rapidamente começa a achar grande falhas no modelo, inclusive sérios indícios de corrupção e enriquecimento ilícito de dirigentes. Agora olha só que coisa mais intrigante: Brasília que sempre foi modelo de atendimento no SUS, apesar das grandes dificuldades da pasta, e que, sempre recebeu pacientes de todas as regiões, principalmente do Goiás, vai mandar pacientes para serem tratados por lá!? Isso cheira podre como todas as más intenções deste governo que decepcionou por completo seus eleitores, mas parecem querer novamente tentar fazer propaganda do modelo Goiano, no intuito alienado de conseguir respaldar a prática que abre os cofres públicos para políticos e empresários gatunos.
    Deve ser muito dinheiro que se desvia dessa prática, pois o governador encasquetou com ideia, mesmo todos os órgãos de controle se posicionando de forma contrária… A única deliberação favorável que vi, foi do Conselho de Saúde do DF, que de forma bem subliminar como comumente vejo sendo feito, aprovou uma resolução que permite a implantação das “OS’s” nas UPAS do DF… Todos sabem que a presidência do CSDF é cativa do governo, apesar do presidente desta instituição ser dotado de uma capacidade extrema de se expressar e fazer discursos lindíssimos, com oratórias impecáveis, mas que não condizem com as realidades demonstradas. O Conselho de Saúde do DF deveria respeitar na integra às deliberações das Conferências de Saúde onde “OS’s”, ou qualquer outro modelo de terceirização, foram completamente rejeitados, e não admitir que sejam feitas manobras para permitir, ainda que de forma complementar, aquilo que foi rejeitado veementemente!
    Enfim, a sensação de impotência toma conta… Enquanto eles se mantêm cheios de más intensões e promovem o sucateamento da saúde pública no DF, nós vamos chorando a mazelas, nossos entes sofrendo, quando não sendo por nós enterrados… E segue o cortejo, os velórios!
    Com pesar:
    Jefferson Júnior.
    —————————–
    Comentário feito sobre matéria do Blog Agenda Capita (RETROCESSO: Caos na saúde do DF transfere atendimento de pacientes para Goiânia)… Link abaixo:
    http://agendacapital.com.br/retrocesso-caos-na-saude-do-df-transfere-atendimento-de-pacientes-para-goiania/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here