O governador Rodrigo Rollemberg está empenhado pessoalmente em articular a formação dos blocos partidários na Câmara Legislativa do DF. E tem tido trabalho para chegar aos desenhos que ele considera positivos para o governo. PV, PDT e Rede, por exemplo, ele quer que estejam juntos. Mas não se contenta com um bloco de apenas quatro parlamentares (Israel batista, Reginaldo Veras, Cláudio Abrantes e Chico Leite). Quer a formação de cinco. Para tanto, tenta emplacar o nome de Rodrigo Delmasso (PTN) no grupo, mas tem enfrentado resistência.

Os três partidos mais o PSB, seriam os que formariam o núcleo duro do governo, conforme anunciara o próprio Rollemberg um mês atrás. Por isso, Delmasso sobraria, nessa nova configuração.

O governador quer ter a força na mesa Diretoria da CLDF. Por isso, estaria mais envolvido com os assuntos da Casa. Mesmo que o governador e a equipe de articulação ainda “patinem” na negociação para a consolidação da base aliada na Casa, deputados avaliam que ele, enfim, acordou. E tem se voltado mais para os assuntos legislativos.

Uma das pautas que Rollemberg empunhará, é a derrubada a emenda da Lei Orgânica, que permite a reeleição para presidente da Câmara Legislativa. “Mas por enquanto, ele está somente no venha a nós”, avaliou um pretenso aliado.

Falta agora “apenas combinar” com a presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS).

Da Redação com informações do Alto da Torre do JBr

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here