Por Thamires Andrade – Viva Bem

Você sabia que a água é considerada o maior componente do corpo humano? Para se ter uma ideia de 60 a 70% do peso de um adulto é constituído desse fluído. Ela, inclusive, participa de várias funções dentro do nosso corpo: faz parte das estruturas celulares e dos processos fisiológicos, como digestão, excreção e absorção, além de regular a temperatura do nosso organismo nos dias quentes.

Como nosso corpo não consegue armazenar água, todo líquido eliminado deve ser resposto para manter as funções vitais em ordem e evitar que nosso corpo entre em desidratação. Esse problema pode acontecer por uma série de fatores, como ingestão de líquido abaixo da necessidade do organismo e muita exposição ao sol.

No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A vantagem é que o sol e o calor favorecem a ingestão de mais líquidos e a procura por uma alimentação mais leve. Mas não espere sentir sede para ingerir líquidos, essa sensação é um sinal de desidratação.

Abaixo, Ana Carolina Vasques, professora-doutora de nutrição clínica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), lista os alimentos, além da garrafinha de água tradicional, que ajudam a deixar o corpo mais hidratado no verão e o que deve ser, preferencialmente, evitado.

O que consumir?

Água aromatizada

Muita gente não gosta de beber água e, por isso, o recurso de aromatizá-la com algumas frutas e ervas, como laranja, limão, hortelã e alecrim, é uma boa opção para aumentar a palatabilidade. Lembrando que a necessidade de líquidos é individual, mas a recomendação geral é consumir, em média, dois litros de água por dia. Por isso, colocar um saborzinho no copo pode ajudar a atingir essa meta diária.

Água de coco

No calor, transpiramos muito e chegamos a perder até quase um litro e 400 ml de água pelo suor. Além do líquido, nós também eliminamos sais minerais e potássio e, por isso, a água de coco é tão recomendada. Ela é capaz de hidratar e ainda repor o potássio e outros minerais que escorreram no suor.

Melancia

A fruta possui 92% de água na sua composição e ajuda a prevenir a desidratação. Isso porque além de contar com muita água, repondo os líquidos perdidos no suor, ela também repõe o potássio que é eliminado no suor.

Melão

A fruta também é riquíssima é em água (90% da composição) e minerais que precisam estar em ordem para que o nosso organismo faça tarefas básicas, como digerir, absorver e excretar substâncias.

Pepino

O legume tem 95% de água na sua composição e, por isso, é um bom legume para ser incorporado à alimentação de quem quer se manter hidratado no verão. Para ter uma ideia de quanto você precisa consumir de líquidos para não desidratar a conta é feita com base em 40 ml por cada kg de peso, ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa de 2 litros e 400 ml de água para o corpo se manter hidratado.

Salada

Além de refrescante, a salada também é um bom recurso para quem quer manter a hidratação em dia no calor, já que 96% da composição das folhas é água. Como nosso corpo não consegue armazenar água, todo líquido perdido deve ser resposto, e, quando isso não acontece, as funções vitais começam a ser prejudicadas e a desidratação acontece, podendo levar até a morte.

Melhor maneirar

Bebidas alcoólicas

Quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior é a diurese, ou seja, a produção de urina. E, com isso, o corpo fica mais desidratado. Por isso, esqueça aquela ideia de se hidratar na praia com uma cervejinha gelada. Ela faz mais mal do que bem em matéria de hidratação.

Da Redação com informações do site Viva Bem

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here