Distrital recebeu 14 votos favoráveis no Plenário está no primeiro mandato e foi candidato único. Liliane deixou cargo após divulgação de conversas sobre suposto esquema.

Em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (22), no Plenário da Casa, foi eleito o novo vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Juarezão (PSB), para o mandato tampão de pouco mais de 03 meses O cargo estava vago desde a semana passada, depois que a deputada Liliane Roriz (PTB) renunciou ao cargo alegando motivos de foro íntimo.

Dez distritais não compareceram à votação, incluindo os três parlamentares do PT. O líder do partido, Wasny de Roure, informou que a bancada se ausentaria por considerar que a atual Mesa Diretora não tem “legitimidade” para conduzir o processo.

Em sua primeira entrevista como vice, Juarezão declarou que assume o cargo com “muita satisfação”. Perguntado sobre suposto esquema de corrupção na Câmara, ele afirmou: “por enquanto, não tenho nada a declarar sobre as acusações da Liliane. A Mesa Diretora já pediu para investigar, eu apoio a investigação e a Corregedoria vai apurar esse caso”, concluiu.

Juarezão foi o único candidato ao cargo. Antes, o deputado Lira, líder do Bloco, anunciou a candidatura do colega. Quatorze deputados presentes garantiram a eleição de Juarezão, contra dez ausências. Uma delas foi do deputado Wasny de Roure, que informou que a bancada do seu partido, o PT, não participaria da eleição por considerar que este não seria o melhor momento e que haveria tempo para isso.

Votaram favorável à eleição de Juarezão a deputada Celina Leão, Cristiano Araújo, Júlio César, o próprio Juarezão, Lira, Professor Israel, Luzia de Paula, Reginaldo Veras, Raimundo Ribeiro, Rodrigo Delmasso, Sandra Faraj, Telma Rufino, Bispo Renato Andrade e Agaciel Maia.

“A Casa volta a trabalhar na normalidade, a partir de amanhã. O deputado Juarez está preparado para isso. Ele é representante de uma cidade importante [Brazlândia]”. Então, a Mesa Diretora está recomposta e os trabalhos da Câmara continuam”, comentou Celina Leão.

O deputado Juarezão disse que a partir de terça-feira (23), vai dar início aos desafios do novo cargo. “A partir de amanhã vamos votar os projetos do governo, os mais importantes, e vamos trabalhar, vamos continuar o trabalho, pautados pela honestidade”, ressaltou o parlamentar.

Juarezão e Liliane foram eleitos em outubro de 2014 sob o mesmo partido, o PRTB. Na janela de transferência aberta em 2015, ambos deixaram a legenda. Liliane foi para o PTB a convite de Gim Argello, que se encontra preso em Curitiba na operação Lava-Jato e Juarezão que ingressou no PSB de Rollemberg.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here