Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) já reuniu as 27 assinaturas necessárias para a iniciativa; Planalto vê ‘prolongamento do desgaste’

Por Redação 

BRASÍLIA – O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), reuniu assinaturas suficientes para prorrogar os trabalhos do colegiado por mais três meses. Com prazo inicial de 90 dias, a comissão tem previsão de terminar em 7 de agosto, caso não seja estendida. Os governistas não apoiam a iniciativa de ampliar o prazo.

Entre as 27 assinaturas, número mínimo para a aprovação do requerimento, estão membros da CPI, como o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), e integrantes do grupo apelidado de ‘G7’, formado por oposicionistas e independentes, como Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O único nome do G7 a não assinar a lista foi o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que tem demonstrado divergência em relação a algumas ações do grupo.

De acordo com parlamentares do bloco, apesar de o requerimento prever a ampliação das atividades por mais 90 dias, é possível que o prazo adicional seja reduzido para 60 ou até 30 dias se as investigações avançarem com celeridade. O objetivo é esgotar temas centrais como possíveis irregularidades na negociação da vacina indiana Covaxin. Além disso, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal ainda analisam documentos como quebras de sigilo fiscal e telefônico de investigados.

“O Senado Federal deve, ao povo brasileiro, que todos os responsáveis sejam identificados e condenados. Diante da vasta documentação recebida e dos inúmeros fatos levantados que demandam um aprofundamento das investigações, torna-se imperativo prorrogar o prazo de duração desta Comissão Parlamentar de Inquérito. Dessa forma, considerando a insuficiência do prazo previsto para encerramento desta CPI (07/08/2021), solicito o apoio dos pares a esse requerimento para prorrogar por mais 90 (noventa) dias a duração da Comissão Parlamentar de Inquérito”, escreveu Randolfe na justificativa.

Veja abaixo a lista de quem assinou pela prorrogação.

Requerimento de Prorrogação da CPI

1. Randolfe Rodrigues

2. Jorge Kajuru

3. Izalci Lucas

4. Omar Aziz

5. Eliziane Gama

6. Fabiano Contarato

7. Weverton

8. Flávio Arns

9. Mara Gabrilli

10. Alessandro Vieira

11. Zenaide Maia

12. Tasso Jereissati

13. Plínio Valério

14. Otto Alencar

15. Chico Rodrigues

16. Oriovisto Guimarães

17. Leila Barros

18. Jaques Wagner

19. José Serra

20. Renan Calheiros

21. Paulo Paim

22. Humberto Costa

23. Paulo Rocha

24. Rogério Carvalho

25. Jean Paul

26. Veneziano

27. Simone Tebet

Com G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here