Não teve expediente nesta sexta-feira (10) no recém-inaugurado Fórum Helládio Toledo Monteiro, em Águas Claras. Um aviso colado às entradas não informava o motivo, mas tranquilizava quanto aos prazos processuais, estão suspensos. Segundo o Jornal de Brasília, uma contaminação na água do local teria intoxicado os funcionários. Ontem, uma estagiária chegou a ser levada ao hospital.

Com cólicas, enjoos, tontura e vômitos, uma funcionária de 31 anos foi levada ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) após tomar duas garrafas de 500 ml da água do Fórum. “Vou andando ao trabalho e a primeira coisa que faço quando chego é tomar água. Passei mal, fui ao serviço médico onde fui medicada. De lá, me deram o encaminhamento para o hospital”, conta a mulher, que pediu para não ser identificada.

De acordo com ela, trabalhadores do local passaram nas mesas recolhendo garrafas de café e água e recomendando que apenas recipientes lacrados fossem consumidos. “Disseram ser restos de obras, mas quando estava no serviço médico, do outro lado da porta alguém que não consegui identificar disse que tinham achado um rato morto na caixa d’água”, revela.

Nesta sexta-feira, um cheiro forte tomou conta do prédio. “Recebemos um e-mail dizendo que estavam suspensas as atividades do Fórum, mas a gente não sabe ao certo qual é a intoxicação ou quanto tempo ficamos tomando daquela água contaminada. Meu medo é que seja mais grave”, pondera.

Mais vítimas

Além dela, uma outra servidora teria sido levada desmaiada em uma ambulância, um estaria internado e uma copeira passou mal. “Além dos graves, teve mais um monte de gente que não tava se sentindo bem, mas não sei quantas. Só no meu setor três passaram mal”, relatou uma servidora de 55 anos que pediu para não ser identificada.

A Secretaria de Saúde informou que nem a Vigilância Sanitária e nem a Vigilância Ambiental têm ciência do caso.

Versão oficial

Em nota, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) disse que verificou a necessidade de realização do serviço de limpeza dos reservatórios de água tendo por escopo adequar a qualidade da água fornecida, durante vistoria de rotina. Ainda segundo o órgão, o serviço foi realizado em menos de 24 horas após a vistoria.

“Considerando que para realização do serviço foi necessário esvaziar os reservatórios e considerando, ainda, o tempo que leva para eles serem reabastecidos, o expediente foi suspenso na data, sendo que estará funcionando regularmente na próxima segunda-feira”, concluiu.

Da Redação com informações JBr

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here