Newton Batista, diretor do Sindate-DF, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Foto: Assessoria.

De acordo com Newton Batista, o deputado Arthur Lira se comprometeu em analisar o pedido

Por Delmo Menezes

Após uma luta no estilo “corpo a corpo” realizada pelos diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Newton Batista e Josy Jacob, o plenário do Senado aprovou na semana passada o PL 2.564/2020 que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico do auxiliar de enfermagem e também da parteira.  A proposta é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e recebeu voto favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (Pros-RN). Agora o texto será analisado pela Câmara dos Deputados.

O projeto inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Nesta quarta-feira (1º/12), o diretor do Sindate-DF, Newton Batista, esteve reunido com o Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP) para dar agilidade na tramitação do PL na Câmara dos Deputados. “Cobrei agilidade do presidente no andamento do PL 2564/20 (piso salarial) e também o PL 2295/00 (30 horas semanais), e que tramitem em separado”, disse o dirigente sindical.

De acordo com Newton, o presidente Arthur Lira se comprometeu em analisar o pedido. “O Sindate-DF tem se mantido alerta as manobras e não podemos permitir que pressões externas atrapalhem nossos projetos”, pontuou o diretor do Sindicato.

Semana passada o dirigente sindical esteve reunido com o deputado Federal Vicentinho, que é vice-presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, uma importante comissão que irá deliberar sobre o PL 2564/20 na Câmara Federal.

“A nossa intenção é reunir com a maioria possível dos deputados e principalmente com aqueles que são lideranças sindicais, e entendem o lado do trabalhador”, finalizou Newton Batista.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here