Hospital Regional da Asa Norte. Foto: Reprodução

Em blitz realizada nesta semana no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do DF  (Sindsaúde), constatou que a situação é de descaso total.

Aparelhos como Tomógrafo, aparelhos de raio-x, ar condicionado e elevadores estão quebrados por falta de manutenção. De acordo com o SindSaúde, a falta de contrato de manutenção, tem sido o principal motivo para os equipamentos estarem parados.

Segundo a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, além dos problemas citados, o único aparelho de raio-x que funciona, está parado devido problemas no ar condicionado onde o aparelho está instalado. Ainda de acordo com a sindicalista, faltam filmes para as máquinas reveladoras. “Embora os equipamentos sejam de alta qualidade, isso sobrecarrega” explica Marli.

Sem tomógrafo

O tomógrafo do HRAN está quebrado há mais de seis meses. “Aqui tem um tomógrafo que está quebrado e no Hospital de Base tem outro que está parado aguardando uma sala. É uma secretaria muito incompetente. Enquanto isso, pacientes amargam uma longa fila de espera e os servidores ficam acuados aguardando um exame para poder fechar diagnóstico’’, lamenta Marli.

Péssimas condições por todo o HRAN

Em todo o HRAN, somente um elevador faz o transporte de pacientes, servidores, alimentos, lixo e até mesmo cadáveres, tudo ao mesmo tempo. Há relatos ainda de problemas na refrigeração do centro cirúrgico, UTI, nos boxes de emergência e até mesmo na Central de Material Esterilizado (CME).

O que diz a Secretaria de Saúde do DF

Em nota, a Secretaria de Saúde (SES-DF) afirma que o processo para contratação de empresa que fará manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos da rede está tramitando, mas não estipula prazo.

Sobre os elevadores, a direção do hospital alegou ter apenas dois quebrados, situação diferente da encontrada pelo SindSaúde-DF. Ainda de acordo com a nota, a previsão é que eles voltem a funcionar até esta quarta-feira (7).

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here