Polícia Civil do DF. Foto: reprodução

Na manhã desta quinta-feira (01), Brasília foi surpreendida com mais uma operação realizada pela polícia civil do DF. Desta vez os envolvidos são empresários e médicos ortopedistas da rede particular e em alguns casos, servidores da Secretaria de Saúde do DF.

A operação foi deflagrada pela Divisão Especial de Repreensão ao Crime Organizado (Deco), que desarticulou um esquema criminoso envolvendo cartel formado por empresários do setor, que fornecem material de órtese e prótese a rede pública e privada de saúde.

Veja Nota do Sindicato dos Médicos do DF:

O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal considera graves as denúncias sobre participação de médicos em esquema de cirurgias para implante indevido de órteses e próteses. Elas devem ser apuradas com o rigor cabível, sendo garantido aos acusados o direito de defesa, como previsto na legislação brasileira. Aos inocentes indevidamente acusados deve ser feito desagravo público.

Os eventuais desvios de alguns não podem ser tomados como exemplo da conduta dos profissional da medicina, que são respeitadores e cumpridores da leis e submetidos a um rígido código de ética. Esse tipo de desvio é repudiado pela classe e suas entidades representativas.
20160217 Gutemberg - Perfil (57)O presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, tem denunciado a prática em palestras ao longo dos anos, como registrado nos Anais da Academia de Medicina de Brasília de 2012.

Além de elevar custos de operação nos sistemas público e privado, a indicação de procedimentos desnecessários e superfaturados expõe pacientes a risco. Por isso, tanto quanto são na área pública, os escândalos dessa natureza na iniciativa privada devem ser alvo da indignação púbica e combatidos com rigor pelo Estado.

Da Redação do Agenda Capital

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here