Deputado distrital Agaciel Maia, presidente da Comissão da Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do DF. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Por Delmo Menezes

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Imagem: Reprodução

De acordo com o deputado distrital Agaciel Maia (PL), o dia da Consciência Negra é um dia marcado para afirmar a importância dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. “Quero contribuir para efetivar a valorização da raça negra, bem como a inclusão nas principais políticas públicas de forma a contribuir com a efetivação da igualdade racial, por isso lancei a Frente Parlamentar em Valorização da Raça Negra na Câmara”, afirmou o parlamentar do Distrito Federal.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. 

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here