Ministério Público Federal diz que tirar selfie em urna eletrônica pode pegar até 02 anos de prisão. Foto: Reprodução

Por Coluna do Estadão

Governo já recebeu 48 pedidos de quarentena

A quatro meses do fim do governo Michel Temer, secretários e diretores de cargos de confiança já começaram a negociar recolocações no mercado privado. A Comissão de Ética Pública da Presidência aprovou 48 pedidos de quarentena nos últimos quatro meses, número acima da média. Têm direito a receber a remuneração compensatória durante seis meses servidores que tiverem contato com informações confidenciais de repercussão econômica. Durante a quarentena, não poderão exercer atividades em áreas afins às que exerciam no governo.

– Aguenta aí. Só nas sessões de julho e agosto, a Comissão de Ética analisou 31 pedidos de quarentena. Oito terão de cumprir o prazo. Entre eles está Antônio Augusto Muniz de Carvalho, secretário de Planejamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

– Roleta. O PT acredita ter mais chances de reverter a decisão do TSE que vetou a candidatura do ex-presidente Lula se o recurso no Supremo Tribunal Federal cair nas mãos dos ministros Ricardo Lewandowski ou Marco Aurélio Mello.

– Histórico. Em outubro de 2016, o ministro Marco Aurélio liberou o então prefeito afastado de Montes Claros (MG), Ruy Muniz, para deixar a prisão e fazer campanha no 2 o turno, contrariando decisão do TRE.

– Gravando. O filme Polícia Federal – A Lei é para Todos II começa a ser rodado no final do ano. A narrativa do segundo longa sobre a Lava Jato se inicia com a delação de Joesley Batista, incluindo a cena em que o empresário grava conversas com Michel Temer e Aécio Neves, e se encerra com a prisão de Lula.

– Virtual. A equipe de João Amoêdo (Novo) identificou que seus eleitores têm entre 25 e 34 anos, mesmo perfil que interage nas redes sociais. O desafio agora é romper essa bolha. Pesquisas da campanha mostram que ele ainda é desconhecido por 73% dos eleitores.

– Insensível. O presidente Michel Temer vai mandar para o Supremo nos próximos dias manifestação que reforça o Decreto 9.393, que reduziu subsídios dados à indústria de refrigerantes. Ele enfrenta pressão para mudar sua decisão.

– Contra… A Advocacia Geral da União (AGU) está fazendo reuniões com os procuradores das agências reguladoras para estudar como impedir que uma decisão do Tribunal de Contas da União abra brechas para a Corte interferir em decisões de mérito.

– …ataque. Há um mês, os ministros multaram dois diretores da Antaq por considerarem que eles regulamentaram mal uma tarifa cobrada em terminais portuários. Diretores das outras agências temem virar alvo de ações caso a moda pegue na Corte.

– CLICK. O Ministério Público Federal divulgou meme nas redes para explicar que é proibido tirar selfie na urna eletrônica. Quem insistir pode pegar até dois anos de prisão.

– À deriva. Quando moradores de Pacaraima (RR) se rebelaram contra venezuelanos, no sábado, 18, refugiados fugiram deixando 14 crianças para trás. O governo as reuniu numa igreja. O reencontro só aconteceu, na segunda-feira, após 48 horas, quando os pais retornaram aos abrigos.

– Vácuo. No momento em que o Museu Nacional do Rio pegou fogo, a presidência do Ibram, que cuida do Sistema Nacional de Museus, está acéfala. Após dois anos, Marcelo Mattos deixou o cargo na sexta, 31.

Da Redação com informações do Estadão

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here