Destroços do Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines Foto: AKBAR TAVAKOLI / AFP

Autoridades dizem ter detectado o lançamento de dois mísseis pouco antes do desastre que culminou com a morte de 176 pessoas a bordo; presidente da Ucrânia disse para que sejam evitadas especulações

Por Agência AFP

Autoridades dos Estados Unidos acreditam que o Irã derrubou acidentalmente o avião ucraniano que caiu na quarta-feira com 176 pessoas a bordo, informou a mídia americana nesta quinta-feira, 9. A revista Newsweek, a CBS e a CNN citaram autoridades não identificadas dizendo que estão cada vez mais confiantes de que os sistemas iranianos de defesa aérea derrubaram acidentalmente a aeronave, com base em dados de satélite, radar e equipamentos eletrônicos. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 9, que suspeita das causas da queda do avião que deixou 176 mortos em solo iraniano e disse que “alguém pode ter um cometido um erro”. 

“Tenho minhas suspeitas. Estava voando em um bairro bastante difícil e alguém pode ter um cometido um erro”, disse. As declarações de Trump foram feitas ao mesmo tempo em que a imprensa informava que o avião teria sido acidentalmente abatido pelos sistemas iranianos de defesa aérea. 

“Algumas pessoas dizem que (o problema) foi mecânico. Eu pessoalmente não acho que isso seja uma questão”, disse Trump, acrescentando que “algo muito terrível aconteceu”. 

Na madrugada de quarta-feira, 8, um avião Boeing 737 com 176 passageiros de sete países caiu após decolar do aeroporto Imam Khomeini, na capital do Irã, Teerã. As informações dão conta de que a aeronave caiu por problemas técnicos, versão contestada pelo governo americano. O avião pertencia à companhia ucraniana UIA. 

Nesta quinta, investigadores ucranianos levantaram a hipótese de um míssil ter atingido o voo 752. Um relatório do Irã afirma que avião ‘pegou fogo’.

Com informações da AFP 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here