Uma média de 4 mil metros quadrados de placas cimentícias serão assentadas por mês no Túnel de Taguatinga | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Colocação das primeiras placas cimentícias nas paredes laterais teve início nesta segunda-feira (23). Serão cerca de 20 mil metros quadrados de material, ou cerca de sete mil peças

Por Redação

Teve início, na manhã desta segunda-feira (23), mais uma etapa da obra do Túnel de Taguatinga. Trata-se da colocação das primeiras placas cimentícias nas paredes laterais das passagens subterrâneas Norte e Sul. Além de esteticamente mais atraente, o moderno de revestimento promete melhorar a acústica do trajeto de pouco mais de 1 km e propiciar melhor ventilação.

“É um material que resiste às intempéries do tempo, recebendo bem tanto calor quanto chuva, além de ser ignífugo, ou seja, não pegar fogo”, explica Carlos Bukowski, engenheiro civil e um dos sócios da NTC Construções, empresa responsável pelo serviço.

Uma média de 4 mil metros quadrados de placas cimentícias serão assentadas por mês no Túnel de Taguatinga | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Ao todo, serão aproximadamente 20 mil metros quadrados de revestimento dos dois lados das galerias, com uma média de 4 mil metros quadrados assentados por mês. O que, na ponta do lápis, corresponde a cerca de 7 mil peças utilizadas. “Essa é uma estimativa que vai depender da evolução da obra”, avalia o engenheiro civil da NTC. “Mas podemos aumentar a produção com mais pessoal”, prevê o especialista.

Atualmente, uma dezena de operários trabalham nesta fase dos serviços, que conta com a ajuda de uma plataforma articulada, espécie de miniguindaste que tem capacidade para receber três operários que fazem um trabalho minucioso de assentamento do material. A previsão é que 500 mil parafusos sejam usados para pregar todo esse material ao longo das quatro paredes dos dois túneis.

Ex-administrador de Taguatinga, bispo FRenato Andrade. Foto: Delmo Menezes.

De acordo com o ex-administrador da cidade e suplente de deputado distrital, bispo Renato Andrade, “o túnel que é a maior obra de mobilidade do Brasil, está em Taguatinga. Uma obra que depois de concluída, beneficiará não apenas os moradores da cidade, mas, também, pessoas de várias cidades que transitam pelo centro. Todavia, não é apenas o túnel, o centro de Taguatinga ganhará um boulevard, uma bela obra de arte bem no coração da cidade, além da requalificação do nosso símbolo que é a praça do Relógio. Isso sim, nos dá orgulho de ser Taguatinguense”, afirmou.

Até o momento, já chegaram ao canteiro de obras cerca de 7 mil metros quadrados de placas vindas diretamente da cidade paulista de Capivari. Uma nova remessa do produto deve chegar ao local ao longo desta semana. O material desembarca em Taguatinga em pesados caminhões bitrens. Cada peça tem a metragem de 1,2 m por 2,4 m e é fixada mecanicamente com parafusos. É um trabalho de detalhes para uma obra gigantesca.

“Sem dúvida, é mais um avanço importante dessa grande obra que é a construção do Túnel de Taguatinga; já temos o modelo da paginação que será usado no local”, comenta o engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “A cada etapa vai surgindo uma alteração que contribui para a evolução da obra”, emenda.

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Da Redação com informações da Ag. Bsa

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