Por Redação 

A primeira entrega da vacina AstraZeneca / Oxford para a União Europeia será menor do que o esperado, disse a AstraZeneca. Segundo a farmacêutica anglo-sueca, isso se deve a problemas de produção.

Um alto funcionário da União Europeia que preferiu não ser identificado disse à agência de notícias Reuters, que a AstraZeneca vai entregar 60 por cento menor do que o planejado no primeiro trimestre de 2021. De acordo com este responsável, a AstraZeneca afirmou ainda que não sabe se atingirá os 80 milhões de doses acordados para o segundo trimestre.

A oferta menor é um retrocesso para o programa de vacinação de alguns países da Europa, como a Holanda. O país encomendou 11,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca, mais do que as outras vacinas. “Isso torna a vacina importante para o nosso planejamento”, escreveu o Ministro De Jonge da Saúde Pública à Câmara dos Deputados no início de janeiro. Assim que a vacina AstraZeneca for aprovada, o programa de vacinação holandês deve realmente começar. A vacina é adequada para uso em larga escala porque é barata, pode ser feita em grandes quantidades e não precisa ser armazenada no freezer como a vacina Pfizer / BioNTech. 

A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford está atualmente sob investigação pela agência europeia de medicamentos EMA. A expectativa é que a EMA dê luz verde para o uso da droga no dia 29 de janeiro. Juntos, os países europeus encomendaram mais de 300 milhões de doses da AstraZeneca. 

O atraso na entrega é outro revés para a Europa, onde a campanha de vacinação já é mais lenta do que na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

Da Redação do Agenda Capital e Agências Internacionais 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here