Vice-governador Paco Britto prestigia aniversário do CBMDF na Câmara Legislativa. Foto: Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Plenário da Câmara Legislativa do DF recebe representantes da corporação e convidados

Por Redação

“A corporação é um orgulho para todos brasilienses e todo Brasil”. Com essas palavras, o vice-governador Paco Britto homenageou os cinco mil e quinhentos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), durante discurso na Sessão Solene em comemoração aos 163 anos da corporação, promovida pelo deputado distrital Roosevelt Vilela. O deputado, que é bombeiro militar, presidiu a sessão na Câmara Legislativa, para um plenário lotado de representantes da corporação militar, seus familiares e convidados.

Paco Britto citou a entrega das 48 viaturas – sendo 24 ambulâncias e 24 picapes utilizadas para combater incêndio florestal, que já estão atuando no Distrito Federal. “É uma obrigação”, frisou, referindo-se à entrega das viaturas pelo Governo do Distrito Federal. O vice-governador também tranquilizou os concursados presentes à solenidade. “Quero ter a oportunidade de dar posse a vocês. Mas peço um pouco de paciência. Vocês serão chamados”, garantiu.

Vice-governador Paco Britto prestigia aniversário do CBMDF na Câmara Legislativa. Foto: Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Durante a solenidade, os convidados puderam assistir à apresentação do vídeo institucional do Corpo de Bombeiros, cujo mote baseou-se em palavras como inspiração, superação e amor ao próximo. Assim o deputado Roosevelt se inspirou para falar de sua experiência nas Forças Armadas e também sobre os projetos que, segundo ele, irão beneficiar a corporação e que estão tramitando na Casa, como o que assegura a gratuidade no transporte público coletivo do DF a bombeiros e policiais militares, com apresentação de identidade.

“O objetivo do projeto é incentivar os militares a utilizarem esse tipo de transporte, sem a obrigação de utilizarem a farda. Mas acredito que irão transmitir segurança aos passageiros, coibindo o crime”, explicou, lembrando ainda que “os bombeiros não se furtarão a se apresentar e ajudar a pessoa que estiver passando mal”. Outro citado por ele foi o projeto que trata da reformulação das carreiras.

Vice-governador Paco Britto prestigia aniversário do CBMDF na Câmara Legislativa. Foto: Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Também compuseram a mesa o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente; os deputados Jorge Viana; Martins Machado; Iolando Almeida; Hermeto e Telma Rufino. Além dos oficiais militares, como o comandante do Corpo de Bombeiros do DF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos; o comandante do 7° Distrito Naval, Vice-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar; o chefe-adjunto da Casa Militar, tenente-coronel Alexandre Ataíde. Prestigiaram o evento praças, soldados e representantes de associações dos homenageados, entre outros.

Respeitada

Durante os discursos, os deputados não se furtaram em defender a corporação como a instituição mais respeitada, segundo pesquisas que apontam a confiabilidade dos brasileiros em relação ao Corpo de Bombeiros, onde predomina um grande nível de aceitação popular.

Entre as missões dos bombeiros, destacaram a proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, além de realizar ações de prevenção e investigação de incêndio, atendendo às ocorrências emergenciais dignas de padrões internacionais consagrados. Também falaram sobre os projetos sociais, como o programa Bombeiros Mirins, há 40 anos na Capital Federal, onde abrigam 2.800 crianças de sete a 14 anos, espalhadas por 12 cidades do DF. Ou ainda, os treinamentos realizados pelos militares com cães guias para cegos e para busca e resgate. Inclusive, foi apresentado um exemplar de cão guia durante a sessão.

Ao entrar na Câmara Legislativa, os convidados puderam apreciar uma exposição com materiais operacionais do Corpo de Bombeiros do DF.

Da Redação com informações da Ag. Brasília

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here