Terremoto é sentido no centro de Brasília, no Setor Comercial Sul. Foto: Reprodução

Tremor é reflexo de terremoto de magnitude 6,7 registrado na Bolívia. Não há informações sobre feridos em Brasília

Por Redação

Moradores de Brasília sentiram um tremor de terra na manhã desta segunda-feira (2/4), por volta das 10h40. Prédios foram evacuados em diferentes áreas da capital, como o Setor Bancário Sul, o Setor Comercial Sul e o Setor de Indústrias Gráficas.  Não há informação sobre feridos na capital. O tremor foi reflexo de um terremoto na Bolívia e foi sentido também em outras regiões administrativas do DF e em estados como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A jornalista Carolina Moura, que trabalha em uma empresa de clipping na Quadra 2 do Setor Bancário Sul, conta que teve uma sensação de “tontura” no momento do tremor. “Achei que estava tonta e fiquei me segurando. Avisei a uma colega que estava passando mal e ela respondeu que estava se sentindo mal também.” Ela afirma que o tremor durou apenas alguns segundos, o suficiente para deixar as cerca de 10 pessoas que trabalham no local assustadas. No entanto, ninguém precisou deixar o prédio.

Em outros locais, porém, as pessoas foram ordenadas a deixar os prédios. A medida foi adotada em edifícios comerciais, como o Parque Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas, e órgãos públicos, como o ICMBio e a Infraero, onde a saída dos servidores foi registrada em vídeo (veja abaixo). Alguns órgãos dispensaram os funcionários, que só devem voltar ao trabalho na terça-feira.

A servidora do Ministério da Justiça Érika Chantal, que trabalha no Setor de Autarquias Sul (SAS), disse que no momento do tremor o prédio não estava muito cheio e que as pessoas decidiram, por conta própria, deixar o imóvel. “Na hora, senti algo no estômago, uma tontura. Todos sentimos e, com medo, descemos na hora, sem nenhuma orientação mesmo”, disse. Veja outros relatos de pessoas que se assustaram com o abalo no DF.

O Corpo de Bombeiros foi acionado dezenas de vezes para atender pedidos de socorro. Sem saber o que estava ocorrendo, os brasilienses acharam que os edifícios estavam desabando. Porém, até a última atualização desta matéria, não houve registro de ocorrência grave. Na maioria dos casos, a corporação fez vistoria das construções e autorizou o acesso.

Na 314 Norte, os moradores ficaram assustados. “Aconteceu muito rápido, coisa de segundos”, disse uma mulher. No Setor Comercial Sul, o fenômeno foi mais forte. A Defesa Civil pediu a todas as pessoas que sentiram os efeitos do abalo sísmico para evacuarem imediatamente os prédios. Mas liberou a área central por volta das 12h20.

“Estávamos no trabalho quando sentimos o prédio balançar da direita para a esquerda. As cadeiras de rodinha chegaram a se mexer”, contou Camila Meireles, que trabalha no SCS. Segundo ela, imediatamente todos se levantaram e saíram do edifício. “Agora, estamos do lado de fora sem saber se podemos entrar novamente”, acrescentou.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também confirmou que foi acionada e precisou deslocar equipes para alguns locais. Já a Defesa Civil do Distrito Federal informou que recebeu inúmeras chamadas relativas aos tremores e enviou equipes para auxiliar o Corpo de Bombeiros nas ações de evacuação. A principal região afetada, segundo a pasta, foi o Setor Comercial Sul, que registrou o maior número de ocorrências e onde muitos prédios foram evacuados também (veja vídeo abaixo).

“A Defesa Civil está em vários prédios orientando as pessoas para que se tranquilizem. No caso de fissuras em pilares ou vigas, que chamem a Defesa Civil”, orientou, em entrevista à GloboNews, o subsecretário Sérgio Bezerra, ressaltando que a tendência, agora, é que tudo volte à normalidade, após esse “primeiro susto”

Reflexo de terremoto na Bolívia 

O tremor sentido em Brasília é um reflexo de um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter que atingiu a Bolívia, segundo o observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB). No país vizinho, houve alerta de tsunami. “Tremor na Bolívia 6.7 magnitude, foi sentido em Brasília e também provavelmente em São Paulo. Profundidade de 548”, informou o observatório em sua página oficial no Facebook.

Nas redes sociais, moradores de cidades como São Paulo e Maringá (PR) também relataram ter sentido a terra mexer devido ao terremoto na Bolívia.

Da Redação com informações do Correio

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here