Por Dr. Cid Carvalhaes*
Morte (ou assassinato?) de Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, tornou-se mártir por lutar pela liberdade e símbolo de resistência de um povo oprimido pelo domínio prepotente da Coroa Portuguesa. Reverenciado por seu legado, a Inconfidência Mineira é considerada um dos pilares que levaram à Independência do Brasil.
Inauguração de Brasília
Nesta mesma data, em 1960, era inaugurada Brasília, cumprindo uma determinação constitucional desde o Império. O presidente Juscelino Kubitschek decidiu interiorizar a capital, promovendo o desenvolvimento do país. Em 65 anos, Brasília tornou-se não apenas um marco da arquitetura moderna, mas também o centro político do Brasil, irradiando autonomia e progresso para todo o território nacional – embora ainda enfrente muitos desafios.
40 anos da morte de Tancredo Neves
Há quatro décadas, falecia Tancredo Neves, então símbolo da redemocratização brasileira, em um momento em que o país emergia de um sombrio período de 21 anos de ditadura militar. Sua trajetória permanece como um marco na luta pela democracia.
Morte do Papa Francisco
O mundo perdeu o Papa Francisco, após um período de saúde frágil. Nascido na Argentina há 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, destacou-se por sua sensibilidade social, fruto de seu convívio com populações carentes. Defensor dos pobres, promotor da igualdade, conciliador e crítico ferrenho das guerras, Francisco foi um papa comprometido com avanços sociais, deixando um legado de compaixão e inclusão.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital