Para o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a iniciativa devolverá à população o centro comercial mais antigo da região
Por Delmo Menezes
Taguatinga se prepara para receber uma das maiores reformas de sua história. O tradicional Taguacenter, um dos principais centros comerciais da região, passará por uma completa revitalização que promete transformar a área em um espaço mais moderno, acessível e agradável para moradores e visitantes.
As melhorias estão previstas no projeto de sistema viário de requalificação do local, aprovado pela Portaria n° 145 e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (31/12/2024).
O projeto, aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), prevê:
- Mais acessibilidade: Novas calçadas mais amplas e acessíveis para pedestres e ciclistas, com faixas livres de obstáculos e rampas adequadas.
- Mais áreas verdes: Recuperação de áreas verdes, plantio de novas árvores e criação de espaços de convivência com bancos e lixeiras.
- Nova praça central: A praça principal do Taguacenter será totalmente revitalizada, com paisagismo, novos mobiliários urbanos e áreas de lazer.
- Mais vagas de estacionamento: Serão criadas mais de 200 novas vagas de estacionamento, incluindo espaços para pessoas com deficiência, idosos e bicicletas.
- Reorganização do trânsito: O sistema viário interno do setor será reorganizado para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, com a criação de zonas de 30 km/h.

O objetivo principal é transformar o Taguacenter em um espaço mais agradável e atrativo para todos. Atualmente, a região apresenta diversas deficiências, como calçadas ocupadas por veículos, falta de áreas verdes e acessibilidade precária. Com a reforma, a expectativa é que o local se torne um ponto de encontro para a comunidade, com opções de lazer e comércio.
Para o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a iniciativa devolverá à população o centro comercial mais antigo da região. “É um centro de compras tradicional da nossa cidade. São cerca de 800 lojas, dos mais variados ramos de comércio. Será revitalizada desde a praça ao setor como um todo. Enfim, será um novo centro comercial”, destacou.
A revitalização do Taguacenter é uma grande conquista para os moradores de Taguatinga. O centro comercial, que existe desde os anos 1970, é um ponto de referência para a cidade e representa um importante polo econômico. Com a reforma, o local ganhará uma nova vida e poderá atrair ainda mais visitantes.
“O objetivo principal é revitalizar um dos maiores centros comerciais de Taguatinga, com foco em melhorar a acessibilidade e recuperar as áreas de convivência, garantindo as rotas de pedestres e trazendo de volta os espaços públicos degradados, como a praça central”, afirma o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

Pelo projeto, serão requalificados 44.039,00 m² da região, trabalho que inclui a construção de 2.667 metros de passeios acessíveis, 561 metros de passeio compartilhado entre pedestres e ciclistas e a recuperação de 3.945,00 m² de áreas verdes, com o plantio de 159 árvores. Além da realocação de quiosques dos pontos improvisados para locais sombreados e com bancos.
As obras estão previstas para começar em breve. A população de Taguatinga aguarda ansiosamente por essa transformação e celebra a iniciativa da administração pública em investir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A reforma da região do Taguacenter é um projeto ambicioso que promete transformar a região em um lugar mais moderno, acessível e agradável para todos. A revitalização do centro comercial é um investimento importante para o futuro de Taguatinga e demonstra o compromisso da administração pública em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital