Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias no Gama, na EQ 01/02 do Setor Norte. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Cepi Jardim das Acácias tem capacidade para atender 188 crianças no Gama

Por Redação

A inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias, nesta terça-feira (25), marca um avanço significativo na educação infantil do Distrito Federal. Situada na EQ 01/02 do Setor Norte do Gama, a unidade é a primeira creche pública da região e proporcionará ensino de qualidade, ambiente acolhedor e tranquilidade para os pais que necessitam de um espaço seguro para seus filhos em tempo integral.

A unidade recebeu um investimento de mais de R$ 5,7 milhões e conta com uma estrutura moderna, incluindo dez salas de aula, espaços adaptados e capacidade para atender 188 crianças. O Cepi funcionará das 7h30 às 17h30, oferecendo todas as refeições e cuidados necessários aos pequenos.

Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias no Gama, na EQ 01/02 do Setor Norte. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Infraestrutura moderna e ensino de qualidade

O novo Cepi foi projetado para atender crianças de diferentes faixas etárias: dois berçários para bebês de 4 a 11 meses, quatro salas para crianças de 12 meses a 1 ano, duas salas para maternal 1 (até 2 anos) e duas para maternal 2 (3 anos). Além das salas de aula, a unidade conta com um bloco administrativo, cozinha, refeitório, salas de amamentação e lactação, banheiros infantis, espaço para banho, solários, parquinho e alas para os funcionários. A construção seguiu o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), garantindo um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento infantil.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da inauguração: “Esse é o primeiro Cepi construído pelo GDF no Gama e é uma entrega muito significativa. As famílias estão muito felizes, pois 188 crianças serão atendidas, permitindo que seus pais possam trabalhar com tranquilidade”.

Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias no Gama, na EQ 01/02 do Setor Norte. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Compromisso com o futuro

Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso do GDF com a expansão da educação infantil e a meta de zerar a fila de espera por vagas em creches públicas. “Assumi um compromisso de que entregaria o governo sem nenhuma criança fora da escola, pois essa é a oportunidade que os pais têm de trabalhar e investir em suas famílias”, declarou.

Nos últimos anos, o GDF tem investido fortemente na ampliação da rede de Cepis. Desde 2019, foram inauguradas unidades em Samambaia, Lago Norte, Ceilândia, Pôr-do-Sol, Sol Nascente, Planaltina, Paranoá e Santa Maria. Com isso, a fila de espera por vagas na educação infantil caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças.

Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias no Gama, na EQ 01/02 do Setor Norte. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Mais investimentos para o Gama

Aproveitando a agenda na cidade, o governador também visitou as obras de readequação da Policlínica do Gama, que se tornará a maior do DF. O investimento de R$ 1,9 milhão permitiu melhorias na estrutura da unidade, incluindo a ampliação dos consultórios e a implantação de novas especialidades, como subespecialidades em pediatria, ambulatório de feridas para tratamento do pé diabético e atendimento para dor crônica.

Com essas iniciativas, o GDF reforça o compromisso com o desenvolvimento infantil e o bem-estar da população do Gama, promovendo avanços na educação e na saúde da região.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here